Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2505
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: GIBIS: INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE PORTUGUÊS E ESTIMULAR INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM ADOLESCENTES SURDOS
metadata.dc.creator: Benicio, Gabriela
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Fabiana
metadata.dc.description.resumo: O analfabetismo funcional entre os adolescentes surdos é uma crescente preocupação para o exercício da docência no Brasil. Lecionar em condições adversas exige treinamento e métodos aperfeiçoados. De longa data, os gibis têm seu uso efetivo no ensino de Português, bem como no despertar da leitura. Em contrapartida, os humanos tendem a aprender e desenvolver interesses de modos diferentes uns dos outros. O objetivo desta pesquisa é explanar os principais impactos do uso de Gibis no aprendizado de Português em alunos Surdos que atendendo e estimulando suas múltiplas inteligências. A pesquisa foi realizada por métodos hipotético-dedutivos, com o uso de referencial bibliográfico já existente. O primeiro capítulo conceitua as inteligências múltiplas, o segundo analisa como essas são demonstradas pelas populações surdas. Enquanto o terceiro, interliga o uso de gibis com as inteligências múltiplas elucidando os impactos positivos no ensino de Língua Portuguesa. Verificou-se que os gibis estimulam e atendem as inteligências múltiplas nos adolescentes surdos, permitindo a interdisciplinaridade. Todavia é preciso treinamento e informação para que o professor atue como mediador do conhecimento e conduza o aluno ao máximo de seu potencial.
Abstract: Functional illiteracy among deaf adolescents is an important concern for teaching practice in Brazil. Teaching in adverse conditions requires improved training and methods. Comic books have been used for a long time to the teaching Portuguese, as well as in awakening reading. In contrast, humans tend to learn and develop interests in ways that are different from one another. The objective of this research is to explain the main impacts of the use of comic books on Portuguese learning in Deaf students who attend to and stimulate their multiple intelligences. A research carried out by hypothetical-deductive methods, using an existing bibliographic reference. The first chapter conceptualizes multiple intelligences, the second analyzes how these are demonstrated by deaf populations. While the third one, links the use of comic books with multiple intelligences, elucidating the positive impacts on Portuguese Language teaching. It was found that comic books stimulate and serve multiple intelligences in deaf adolescents, allowing for an interdisciplinary approach. However, training and information are needed for the teacher to act as a mediator of knowledge and lead the student to the maximum of his potential.
Keywords: GIBIS
Português
Surdez
Surdos
Ensino de Português
Língua portuguesa
Adolescentes surdos
Inteligências múltiplas
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituição extra IF Goiano
metadata.dc.publisher.initials: Instituição extra IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2505
Issue Date: Nov-2021
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Cursos - Graduação (Outras instituições - Extra IF Goiano)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Graduação_UNIP_Gabriela Gomes Benicio.pdfTCC GRADUAÇÃO LETRAS PORTUGUÊS1,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.