Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Fabiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7324633386006760pt_BR
dc.creatorBenicio, Gabriela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508907242415064pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T12:28:25Z-
dc.date.available2022-05-11-
dc.date.available2022-05-11T12:28:25Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2505-
dc.description.abstractFunctional illiteracy among deaf adolescents is an important concern for teaching practice in Brazil. Teaching in adverse conditions requires improved training and methods. Comic books have been used for a long time to the teaching Portuguese, as well as in awakening reading. In contrast, humans tend to learn and develop interests in ways that are different from one another. The objective of this research is to explain the main impacts of the use of comic books on Portuguese learning in Deaf students who attend to and stimulate their multiple intelligences. A research carried out by hypothetical-deductive methods, using an existing bibliographic reference. The first chapter conceptualizes multiple intelligences, the second analyzes how these are demonstrated by deaf populations. While the third one, links the use of comic books with multiple intelligences, elucidating the positive impacts on Portuguese Language teaching. It was found that comic books stimulate and serve multiple intelligences in deaf adolescents, allowing for an interdisciplinary approach. However, training and information are needed for the teacher to act as a mediator of knowledge and lead the student to the maximum of his potential.pt_BR
dc.description.resumoO analfabetismo funcional entre os adolescentes surdos é uma crescente preocupação para o exercício da docência no Brasil. Lecionar em condições adversas exige treinamento e métodos aperfeiçoados. De longa data, os gibis têm seu uso efetivo no ensino de Português, bem como no despertar da leitura. Em contrapartida, os humanos tendem a aprender e desenvolver interesses de modos diferentes uns dos outros. O objetivo desta pesquisa é explanar os principais impactos do uso de Gibis no aprendizado de Português em alunos Surdos que atendendo e estimulando suas múltiplas inteligências. A pesquisa foi realizada por métodos hipotético-dedutivos, com o uso de referencial bibliográfico já existente. O primeiro capítulo conceitua as inteligências múltiplas, o segundo analisa como essas são demonstradas pelas populações surdas. Enquanto o terceiro, interliga o uso de gibis com as inteligências múltiplas elucidando os impactos positivos no ensino de Língua Portuguesa. Verificou-se que os gibis estimulam e atendem as inteligências múltiplas nos adolescentes surdos, permitindo a interdisciplinaridade. Todavia é preciso treinamento e informação para que o professor atue como mediador do conhecimento e conduza o aluno ao máximo de seu potencial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriela Gomes Benicio (gabriela.benicio@ifgoiano.edu.br) on 2022-05-10T19:02:21Z No. of bitstreams: 1 UNIVERSIDADE PAULISTAGABRIELA5 (1).pdf: 1226107 bytes, checksum: e831624262ac05fbc1fa9349cb684f0d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-05-11T12:18:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 UNIVERSIDADE PAULISTAGABRIELA5 (1).pdf: 1226107 bytes, checksum: e831624262ac05fbc1fa9349cb684f0d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-11T12:28:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UNIVERSIDADE PAULISTAGABRIELA5 (1).pdf: 1226107 bytes, checksum: e831624262ac05fbc1fa9349cb684f0d (MD5) Previous issue date: 2021-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGIBISpt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEnsino de Portuguêspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAdolescentes surdospt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleGIBIS: INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE PORTUGUÊS E ESTIMULAR INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM ADOLESCENTES SURDOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos - Graduação (Outras instituições - Extra IF Goiano)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Graduação_UNIP_Gabriela Gomes Benicio.pdfTCC GRADUAÇÃO LETRAS PORTUGUÊS1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.