Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2495
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: APRENDIZAGEM DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NARRATIVA DE UMA TRAJETÓRIA
metadata.dc.creator: Lourenço, Milena
metadata.dc.contributor.advisor1: Peniago, Rosenilde
metadata.dc.description.resumo: O Programa de Residência Pedagógica (PRP) foi implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio da Portaria nº 38 de 28 de fevereiro de 2018, integrando a Política Nacional de Formação de Professores. O PRP integra uma das ações que buscam induzir o soerguimento da formação de professores nos cursos de licenciatura por meio da relação entre teoria e prática profissional, através das atividades desenvolvidas pelos residentes nas escolas de Educação Básica, sobretudo a regência em sala de aula.  Dessa forma, esta pesquisa objetivou identificar, discutir e refletir sobre as contribuições do PRP para a formação docente a partir das experiências em ações pedagógicas realizadas durante o PRP. Para isso, adotou-se como procedimento de coleta de dados as narrativas da pesquisadora descritas no caderno de campo, relatórios e portfólio elaborados por ela durante a trajetória no PRP, subprojeto Biologia, na escola-campo CEPI Maria Ribeiro Carneiro na cidade de Rio Verde – GO. Conclui-se que o Residência Pedagógica desempenha um papel fundamental na formação de professores e é através dele que se constituem as oportunidades das vivências específicas da docência, sendo que o curso de Biologia busca desenvolver profissionais competentes e compromissados, detentores de conhecimentos necessários para a atuação no cotidiano do atual educador. Assim, pode-se dizer que o Programa Residência Pedagógica colabora com as práticas pedagógicas a serem melhores usadas. exercitando o conhecimento teórico e prático através de uma nova tecnologia de aulas online.
Abstract: The Pedagogical Residency Program (PRP) was implemented by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) through Ordinance No. The PRP is part of one of the actions that seek to induce the uplift of teacher training in undergraduate courses through the relationship between theory and professional practice, through activities developed by residents in Basic Education schools, especially conducting in the classroom. Thus, this research aimed to identify, discuss and reflect on the contributions of the PRP to teacher training based on experiences in pedagogical actions carried out during the PRP. For this, the researcher's narratives described in the field notebook, reports and portfolio prepared by her during her trajectory in the PRP, Biology subproject, at the CEPI Maria Ribeiro Carneiro field school in the city of Rio Verde were adopted as a data collection procedure. – GO. It is concluded that the Pedagogical Residency plays a fundamental role in the training of teachers and it is through it that the opportunities for specific teaching experiences are constituted, and the Biology course seeks to develop competent and committed professionals, holders of the necessary knowledge for the performance in the daily life of the current educator. Thus, it can be said that the Pedagogical Residency Program collaborates with the pedagogical practices to be better used. exercising theoretical and practical knowledge through a new technology of online classes.
Keywords: Residência Pedagógica
Aprendizagem Docente
Formação de Professores
Pedagogical Residence
Teaching Apprenticeship
Teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2495
Issue Date: 4-Apr-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Milena (1).pdf13,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.