Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Peniago, Rosenilde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.creatorLourenço, Milena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7157163512810706pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-09T17:23:19Z-
dc.date.available2022-05-09-
dc.date.available2022-05-09T17:23:19Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2495-
dc.description.abstractThe Pedagogical Residency Program (PRP) was implemented by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) through Ordinance No. The PRP is part of one of the actions that seek to induce the uplift of teacher training in undergraduate courses through the relationship between theory and professional practice, through activities developed by residents in Basic Education schools, especially conducting in the classroom. Thus, this research aimed to identify, discuss and reflect on the contributions of the PRP to teacher training based on experiences in pedagogical actions carried out during the PRP. For this, the researcher's narratives described in the field notebook, reports and portfolio prepared by her during her trajectory in the PRP, Biology subproject, at the CEPI Maria Ribeiro Carneiro field school in the city of Rio Verde were adopted as a data collection procedure. – GO. It is concluded that the Pedagogical Residency plays a fundamental role in the training of teachers and it is through it that the opportunities for specific teaching experiences are constituted, and the Biology course seeks to develop competent and committed professionals, holders of the necessary knowledge for the performance in the daily life of the current educator. Thus, it can be said that the Pedagogical Residency Program collaborates with the pedagogical practices to be better used. exercising theoretical and practical knowledge through a new technology of online classes.pt_BR
dc.description.resumoO Programa de Residência Pedagógica (PRP) foi implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio da Portaria nº 38 de 28 de fevereiro de 2018, integrando a Política Nacional de Formação de Professores. O PRP integra uma das ações que buscam induzir o soerguimento da formação de professores nos cursos de licenciatura por meio da relação entre teoria e prática profissional, através das atividades desenvolvidas pelos residentes nas escolas de Educação Básica, sobretudo a regência em sala de aula.  Dessa forma, esta pesquisa objetivou identificar, discutir e refletir sobre as contribuições do PRP para a formação docente a partir das experiências em ações pedagógicas realizadas durante o PRP. Para isso, adotou-se como procedimento de coleta de dados as narrativas da pesquisadora descritas no caderno de campo, relatórios e portfólio elaborados por ela durante a trajetória no PRP, subprojeto Biologia, na escola-campo CEPI Maria Ribeiro Carneiro na cidade de Rio Verde – GO. Conclui-se que o Residência Pedagógica desempenha um papel fundamental na formação de professores e é através dele que se constituem as oportunidades das vivências específicas da docência, sendo que o curso de Biologia busca desenvolver profissionais competentes e compromissados, detentores de conhecimentos necessários para a atuação no cotidiano do atual educador. Assim, pode-se dizer que o Programa Residência Pedagógica colabora com as práticas pedagógicas a serem melhores usadas. exercitando o conhecimento teórico e prático através de uma nova tecnologia de aulas online.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Milena Lourenço (milena.lourenco@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-05-09T15:33:53Z No. of bitstreams: 1 TCC Milena (1).pdf: 13763487 bytes, checksum: 74c13cd2cc0022bec57cda555a95b425 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-05-09T17:18:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Milena (1).pdf: 13763487 bytes, checksum: 74c13cd2cc0022bec57cda555a95b425 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-09T17:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Milena (1).pdf: 13763487 bytes, checksum: 74c13cd2cc0022bec57cda555a95b425 (MD5) Previous issue date: 2022-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Docentept_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPedagogical Residencept_BR
dc.subjectTeaching Apprenticeshippt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAPRENDIZAGEM DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NARRATIVA DE UMA TRAJETÓRIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Milena (1).pdf13,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.