Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2475
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: NARRATIVAS DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DOCENTE VIVENCIADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS
Autor(es): Santos, Luana Silva dos
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
Primeiro Coorientador: Oliveira, Adrielly Aparecida de
Primeiro Membro da Banca: Silveira, Ricardo Diogenes Dias
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Carlos Sérgio de
Resumo: Este trabalho resulta da pesquisa sobre os processos de aprendizagem docente vivenciados no Estágio Supervisionado Curricular obrigatório, nas práticas como componente curricular e nos projetos de ensino. O objetivo foi refletir sobre os processos de aprendizagem docente vivenciados no Estágio Supervisionado Curricular obrigatório, nas práticas como componente curricular e nos projetos de ensino. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se do registro em diário de campo como técnica de coleta dos dados. Os resultados indicam que o Estágio Supervisionado Curricular, e Práticas como componentes curriculares são importante momentos, que suscitam a aprendizagem docente de futuros professores. De modo geral, a produção deste TCC oportunizou refletir sobre a aprendizagem docente e constatar o quão é importante que os futuros professores, adentrem no espaço de atuação docente, para experimentarem a realidade do seu futuro campo de trabalho.
Abstract: This work is the result of research on the teaching learning processes experienced in the mandatory Curricular Supervised Internship, in practices as a curricular component and in teaching projects. The objective was to reflect on the teaching learning processes experienced in the mandatory Curricular Supervised Internship, in practices as a curricular component and in teaching projects. In this qualitative research, the field diary was used as a data collection technique. The results indicate that the Curricular Supervised Internship, and Practices as curricular components are important moments that stimulate the teaching learning of future teachers. In general, the production of this TCC made it possible to reflect on teaching learning and to see how important it is for future teachers to enter the teaching space to experience the reality of their future field of work.
Palavras-chave: Aprendizagem docente
Prática como Componente Curricular.
Estágio
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2475
Data do documento: 4-Abr-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho final.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.