Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2475
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: NARRATIVAS DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DOCENTE VIVENCIADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS
metadata.dc.creator: Santos, Luana Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Adrielly Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Ricardo Diogenes Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Carlos Sérgio de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho resulta da pesquisa sobre os processos de aprendizagem docente vivenciados no Estágio Supervisionado Curricular obrigatório, nas práticas como componente curricular e nos projetos de ensino. O objetivo foi refletir sobre os processos de aprendizagem docente vivenciados no Estágio Supervisionado Curricular obrigatório, nas práticas como componente curricular e nos projetos de ensino. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se do registro em diário de campo como técnica de coleta dos dados. Os resultados indicam que o Estágio Supervisionado Curricular, e Práticas como componentes curriculares são importante momentos, que suscitam a aprendizagem docente de futuros professores. De modo geral, a produção deste TCC oportunizou refletir sobre a aprendizagem docente e constatar o quão é importante que os futuros professores, adentrem no espaço de atuação docente, para experimentarem a realidade do seu futuro campo de trabalho.
Abstract: This work is the result of research on the teaching learning processes experienced in the mandatory Curricular Supervised Internship, in practices as a curricular component and in teaching projects. The objective was to reflect on the teaching learning processes experienced in the mandatory Curricular Supervised Internship, in practices as a curricular component and in teaching projects. In this qualitative research, the field diary was used as a data collection technique. The results indicate that the Curricular Supervised Internship, and Practices as curricular components are important moments that stimulate the teaching learning of future teachers. In general, the production of this TCC made it possible to reflect on teaching learning and to see how important it is for future teachers to enter the teaching space to experience the reality of their future field of work.
Keywords: Aprendizagem docente
Prática como Componente Curricular.
Estágio
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2475
Issue Date: 4-Apr-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho final.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.