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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ECOTOXICOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA
Autor(es): Souza, Vanessa
Primeiro Orientador: Mendonça, Maria
Resumo: A análise cienciométrica permite avaliar a tendência da produção científica, de forma a descrever o desenvolvimento da produção científica em uma determinada área do conhecimento. Considerando o grande aumento do uso de agrotóxicos nas atividades agrícolas, que tem colocado o Brasil entre os maiores consumidores mundiais destas substâncias, medidas de educação ambiental devem ser tomadas no sentido de reduzir ao máximo os impactos ambientais causados pelo uso destes químicos. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar o desenvolvimento do conhecimento científico sobre a disseminação de estudos ecotoxicológicos de agrotóxicos na área da educação ambiental, por meio da avaliação da distribuição das pesquisas por regiões e da tendência temporal das publicações. Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados em uma análise quantitativa da produção científica (artigos) obtida na base de dados SciELO, nos últimos 10 anos. Os resultados permitem concluir que pesquisas relacionadas à ecotoxicologia, especialmente relacionadas aos impactos ambientais dos agrotóxicos, como tema discutido em educação ambiental foram relativamente poucas, considerando-se que muitas publicações foram excluídas manualmente. Dentre os artigos selecionados, a maior parte foi feito por meio de análise documental e em ambiente social urbano. As publicações demonstram a participação de quase todos os estados brasileiros, com maior destaque para as instituições de ensino superior e pesquisadores lotados nas regiões sudeste e sul, sugerindo uma necessidade de incentivar a participação das demais regiões brasileiras no espaço de divulgação acadêmica.
Abstract: Scientometric analysis enables to evaluate the trend of scientific production, to describe the development of scientific production in each area of knowledge. Considering the large increase in the use of pesticides in agricultural activities, which has placed Brazil among the world's largest consumers of these substances, education and awareness about environmental damage can minimize the impacts caused by incorrect use of pesticides. The objective of this study was to analyze the development of scientific knowledge about the dissemination of ecotoxicological studies of pesticides in environmental education, through the evaluation of the distribution of research by regions and the temporal trend of publications. The methodological procedures used were based on a quantitative analysis of scientific production (articles) obtained from the SciELO database over the last 10 years. We found relatively few research papers related to the environmental impacts of pesticides as a topic discussed in environmental education. Among the selected articles, document analysis and in an urban social environment were the most cited methodology and study place, respectively. The publications demonstrate the participation of almost all Brazilian states, with greater emphasis on universities and researchers located in the Southeast and South regions, suggesting the need to encourage Brazilian researchers located in other regions to publish their studies in academic dissemination spaces.
Palavras-chave: Produção científica
Meio ambiente
Impactos ambientais
Pesticidas
Agroquímicos
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2439
Data do documento: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Biológicas

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