Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3412339192891083pt_BR
dc.creatorSouza, Vanessa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9939932014912191pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-12T14:40:25Z-
dc.date.available2022-04-12-
dc.date.available2022-04-12T14:40:25Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2439-
dc.description.abstractScientometric analysis enables to evaluate the trend of scientific production, to describe the development of scientific production in each area of knowledge. Considering the large increase in the use of pesticides in agricultural activities, which has placed Brazil among the world's largest consumers of these substances, education and awareness about environmental damage can minimize the impacts caused by incorrect use of pesticides. The objective of this study was to analyze the development of scientific knowledge about the dissemination of ecotoxicological studies of pesticides in environmental education, through the evaluation of the distribution of research by regions and the temporal trend of publications. The methodological procedures used were based on a quantitative analysis of scientific production (articles) obtained from the SciELO database over the last 10 years. We found relatively few research papers related to the environmental impacts of pesticides as a topic discussed in environmental education. Among the selected articles, document analysis and in an urban social environment were the most cited methodology and study place, respectively. The publications demonstrate the participation of almost all Brazilian states, with greater emphasis on universities and researchers located in the Southeast and South regions, suggesting the need to encourage Brazilian researchers located in other regions to publish their studies in academic dissemination spaces.pt_BR
dc.description.resumoA análise cienciométrica permite avaliar a tendência da produção científica, de forma a descrever o desenvolvimento da produção científica em uma determinada área do conhecimento. Considerando o grande aumento do uso de agrotóxicos nas atividades agrícolas, que tem colocado o Brasil entre os maiores consumidores mundiais destas substâncias, medidas de educação ambiental devem ser tomadas no sentido de reduzir ao máximo os impactos ambientais causados pelo uso destes químicos. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar o desenvolvimento do conhecimento científico sobre a disseminação de estudos ecotoxicológicos de agrotóxicos na área da educação ambiental, por meio da avaliação da distribuição das pesquisas por regiões e da tendência temporal das publicações. Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados em uma análise quantitativa da produção científica (artigos) obtida na base de dados SciELO, nos últimos 10 anos. Os resultados permitem concluir que pesquisas relacionadas à ecotoxicologia, especialmente relacionadas aos impactos ambientais dos agrotóxicos, como tema discutido em educação ambiental foram relativamente poucas, considerando-se que muitas publicações foram excluídas manualmente. Dentre os artigos selecionados, a maior parte foi feito por meio de análise documental e em ambiente social urbano. As publicações demonstram a participação de quase todos os estados brasileiros, com maior destaque para as instituições de ensino superior e pesquisadores lotados nas regiões sudeste e sul, sugerindo uma necessidade de incentivar a participação das demais regiões brasileiras no espaço de divulgação acadêmica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Cardoso de Souza (vanessa.cardoso@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-04-12T13:10:58Z No. of bitstreams: 1 TC-2 Vanessa Cardoso.pdf: 1088473 bytes, checksum: 4f204d0ebdb5ad5183e8790d97355d4f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-04-12T14:32:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC-2 Vanessa Cardoso.pdf: 1088473 bytes, checksum: 4f204d0ebdb5ad5183e8790d97355d4f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-12T14:40:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC-2 Vanessa Cardoso.pdf: 1088473 bytes, checksum: 4f204d0ebdb5ad5183e8790d97355d4f (MD5) Previous issue date: 2022-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectPesticidaspt_BR
dc.subjectAgroquímicospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.titleECOTOXICOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC-2 Vanessa Cardoso.pdfTCC- Vanessa Cardoso.PDF1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.