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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2436
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | SINTOMAS DEPRESSIVOS E QUALIDADE DE VIDA EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: prevalência e fatores associados |
metadata.dc.creator: | Fernandes, Michele da Silva Valadão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Noll, Matias |
metadata.dc.description.resumo: | A depressão está entre os distúrbios mais prevalentes entre adolescentes, com impactos negativos para o desenvolvimento social, familiar e acadêmico. A avaliação dos distúrbios psicológicos entre os estudantes é fundamental para identificar grupos vulneráveis, esclarecer as condições adversas associadas ao adoecimento dos estudantes e as possíveis consequências para o desempenho acadêmico e aprendizagem. Este estudo justifica-se por sua relevância para a orientação de um planejamento eficaz de políticas públicas para a promoção da saúde mental no contexto educacional. Portanto, o nosso principal objetivo foi avaliar a prevalência de sintomas depressivos e a qualidade de vida (QV) em escolares do Ensino Médio Integrado (EMI) de uma instituição da Rede Federal de Ensino. Um estudo observacional do tipo transversal foi conduzido com uma amostra de 343 estudantes (55,7% sexo feminino, 14 a 18 anos de idade) do EMI de dois Campi do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), entre abril e julho de 2021. O Children’s Depression Inventory (CDI) foi utilizado para avaliar os sintomas depressivos. Variáveis sociodemográficas, QV, hábitos comportamentais, contexto familiar e escolar, saúde mental, violência, peso e imagem corporal e situações relacionadas à pandemia da COVID-19 também foram avaliadas. Análise baseada no modelo de regressão de Poisson foi realizada, adotando-se os sintomas depressivos como variável de desfecho. A prevalência de sintomas depressivos entre os estudantes foi de 43,4% (IC de 95%: 38,0 a 49,0) e está associada ao sexo feminino, aos estudantes da 1° série, isolamento social durante a pandemia da COVID-19, fome por falta de comida em casa, baixo nível de atividade física e baixa QV. Além disso, os sintomas depressivos estão associados às faltas escolares sem permissão dos pais/responsáveis, ao reduzido apoio emocional dos pais/responsáveis, vitimização por bullying, não ter amigos próximos, solidão, alterações no sono, violência e imagem corporal. Por fim, elaboramos e aplicamos o produto educacional, no formato E-book/Livro, intitulado: “Jogos e inteligência socioemocional”, com o objetivo de compartilhar ferramentas pedagógicas para a mediação da educação socioemocional no ensino médio. Os resultados desta pesquisa demonstram, dentre outros aspectos, a importância das políticas públicas de saúde e educação e de intervenções multidisciplinares voltadas para a proteção da saúde mental dos estudantes do EMI. |
Abstract: | Depression is between the most prevalent disorders among teenagers, with negative impacts on social, family and academic development. The evaluation of psychological disorders among students it is essential to identify vulnerable groups, clarify the adverse conditions associated with the illness of students and the possible consequences for academic performance and learning. This study it is justified by its relevance to the orientation of an effective planning of public policies for the promotion of mental health in the educational context. Therefore, the main goal of these it was evaluate the prevalence of depressive symptoms and life quality (QOL) in students of the Integrated High School (IHS), an institution of the Federal School System. A cross-sectional observational study it was conducted with a sample of 343 students (55.7% female, 14 to 18 years old) from the EMI of two Federal Institute of Goiano (IF Goiano), between April and July 2021. Children's Depression Inventory (CDI) it was used to evaluate depressive symptoms. Sociodemographic variables, QOL, behavioral habits, family and school context, mental health, violence, weight and body image and situations related with COVID-19 were also evaluated. Analysis based on the Poisson regression model was performed, adopting depressive symptoms as an outcome variable. The prevalence of depressive symptoms among students was 43.4% (95% CI: 38.0 to 49.0) and it is associated with female gender, 1st grade of high school students, social isolation during the COVID-19 pandemic, hunger for lack of food at home, low level of physical activity and low QOL. In addition, depressive symptoms are associated with school absences without the permission of teenagers’ parents/guardians, reduced emotional support from parents/guardians, victimization due to bullying, not having close friends, loneliness, sleep changes, violence and body image. Finally, we elaborate and apply the educational product, in the E-book/Book format, entitled "Games and socioemotional intelligence", with the objective of sharing pedagogical tools for the mediation of socioemotional education in high school. The results of this research demonstrate, among other aspects, the importance of public health and education policies and multidisciplinary interventions aimed at protecting the mental health of IHS students. |
Keywords: | Adolescentes. COVID-19. Depressão. Educação Profissional. Saúde Mental. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2436 |
Issue Date: | 23-Feb-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
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