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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES, LACUNAS E POSSIBILIDADES
Autor(es): Valverdes, Fernanda
Primeiro Orientador: André, Castro
Primeiro Membro da Banca: Carvalho, Leonice
Segundo Membro da Banca: Silveira, Ricardo
Resumo: A prática sexual desprotegida é a principal causa do aumento da incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis em jovens (ISTs) e relacionada ao início precoce da vida sexual. A educação sexual e a obtenção de informações corretas e seguras para os jovens é essencial para uma formação cidadã. Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio sobre ISTs e os resultados de uma intervenção didática sobre a temática. Para tanto, 158 estudantes de escolas públicas do Ensino Médio do interior do estado de Goiás participaram do estudo, envolvendo o preenchimento de um questionário pré-teste, a realização de uma intervenção didática e o preenchimento de um questionário pós-teste. Os estudantes acreditam em informações equivocadas em relação à transmissão de ISTs e consideram a escola como o principal agente responsável pela educação sexual. Entretanto, os estudantes utilizam a internet como principal fonte para busca de informações sobre questões relacionadas à sexualidade. Assim, o presente trabalho evidencia importância do papel da escola e de intervenções didáticas relacionadas à sexualidade para a prevenção de ISTs, de gravidez na adolescência e para a formação de jovens mais responsáveis e autônomos.
Abstract: Unprotected sexual practice is the main cause of the increase in the incidence of Sexually Transmitted Infections in young people (STIs) and is related to the early onset of sexual life. Sex education and obtaining correct and safe information for young people is essential for citizenship education. Thus, the present work aimed to evaluate the knowledge of high school students about STIs and the results of a didactic intervention on the subject. To this end, 158 students from public high schools in the interior of the state of Goiás participated in the study, which involved filling in a pre-test questionnaire, carrying out a didactic intervention and completing a post-test questionnaire. Students believe in misinformation regarding the transmission of STIs and consider the school as the main agent responsible for sex education. However, students use the internet as the main source to search for information on issues related to sexuality. Thus, the present work highlights the importance of the role of the school and of didactic interventions related to sexuality for the prevention of STIs, teenage pregnancy and for the formation of more responsible and autonomous young people.
Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Gravidez na adolescência. Sexualidade.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2405
Data do documento: 23-Mar-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

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