Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2371
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: COM QUANTAS LIÇÕES SE FORMA UM PROFESSOR/A? A FORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR
metadata.dc.creator: Gonzaga, Bruna
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Leonice
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, André
metadata.dc.contributor.referee2: Canuto, Mônica
metadata.dc.description.resumo: Discutir sobre a formação profissional do professor/a é fundamental e exige flexibilidade para analisar suas próprias vertentes construídas, que carregam valores específicos da formação. Buscar explicações sobre como devemos agir em meio a tantas opiniões, demanda afeto, característica que está unida as subjetividades, e que juntas são responsáveis pela atuação humanizada no meio educacional. Mais que um preceptor, ser professor/a em seus mais amplos e específicos aspectos, demanda atenção que vão além da educação, influenciam a realidade e crescimento do aluno/a, olhar acolhedor, de empatia e amor. Discutir sobre a formação profissional de professores e professoras para pensar os caminhos da educação no Brasil. Essa reflexão sobre a formação docente exige competência, conhecimento e sensibilidade com um fazer carregado de especificidades capazes de orientar o bom professor em sua tarefa, sempre inacabada, de formação, que é permeada por impressões, experiências, afeto, rigor intelectual, subjetividades e tantas outras características capazes de propiciar uma atuação docente humanizada e humanizadora. A educação é muito mais do que ensinar e aprender, é criar laços e vínculos indestrutíveis, em que todos/as os envolvidos sofrem mudanças. Na busca de entendermos com quantas e quais lições são necessárias para se formar um professor/a, entendemos que sua formação se faz com a certeza do inacabamento pessoal e profissional. Então, tornar-se professor/a é um processo constante, infindável e cheio de singularidades.
Abstract: Discussing the teacher's professional training is fundamental and requires flexibility to analyze their own built aspects, which carry specific training values. Seeking explanations about how we should act in the midst of so many opinions demands affection, a characteristic that is united with subjectivities, and that together are responsible for humanized action in the educational environment. More than a preceptor, being a teacher in its broadest and most specific aspects demands attention that goes beyond education, influencing the reality and growth of the student, a welcoming look, empathy and love. Discuss the professional training of teachers to think about the paths of education in Brazil. This reflection on teacher training requires competence, knowledge and sensitivity with a task loaded with specificities capable of guiding the good teacher in his/her task, always unfinished, of training, which is permeated by impressions, experiences, affection, intellectual rigor, subjectivities and so many others. other characteristics capable of providing a humanized and humanizing teaching performance. Education is much more than teaching and learning, it is creating indestructible bonds and bonds, in which everyone involved undergoes changes. In the quest to understand how many and what lessons are necessary to train a teacher, we understand that their training is done with the certainty of personal and professional incompleteness. So, becoming a teacher is a constant, never-ending process, full of singularities.
Keywords: Subjetividades, formação do professor, inacabamento.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2371
Issue Date: 2-Feb-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC completo.pdfCom quantas lições se forma um professor/a: a formação e a construção do conhecimento no espaço escolar.606,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.