Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Leonice | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4816614256833070 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castro, André | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6092344430155408 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Canuto, Mônica | - |
dc.creator | Gonzaga, Bruna | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1050159445629481 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T12:59:01Z | - |
dc.date.available | 2022-03-09 | - |
dc.date.available | 2022-03-10T12:59:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2371 | - |
dc.description.abstract | Discussing the teacher's professional training is fundamental and requires flexibility to analyze their own built aspects, which carry specific training values. Seeking explanations about how we should act in the midst of so many opinions demands affection, a characteristic that is united with subjectivities, and that together are responsible for humanized action in the educational environment. More than a preceptor, being a teacher in its broadest and most specific aspects demands attention that goes beyond education, influencing the reality and growth of the student, a welcoming look, empathy and love. Discuss the professional training of teachers to think about the paths of education in Brazil. This reflection on teacher training requires competence, knowledge and sensitivity with a task loaded with specificities capable of guiding the good teacher in his/her task, always unfinished, of training, which is permeated by impressions, experiences, affection, intellectual rigor, subjectivities and so many others. other characteristics capable of providing a humanized and humanizing teaching performance. Education is much more than teaching and learning, it is creating indestructible bonds and bonds, in which everyone involved undergoes changes. In the quest to understand how many and what lessons are necessary to train a teacher, we understand that their training is done with the certainty of personal and professional incompleteness. So, becoming a teacher is a constant, never-ending process, full of singularities. | pt_BR |
dc.description.resumo | Discutir sobre a formação profissional do professor/a é fundamental e exige flexibilidade para analisar suas próprias vertentes construídas, que carregam valores específicos da formação. Buscar explicações sobre como devemos agir em meio a tantas opiniões, demanda afeto, característica que está unida as subjetividades, e que juntas são responsáveis pela atuação humanizada no meio educacional. Mais que um preceptor, ser professor/a em seus mais amplos e específicos aspectos, demanda atenção que vão além da educação, influenciam a realidade e crescimento do aluno/a, olhar acolhedor, de empatia e amor. Discutir sobre a formação profissional de professores e professoras para pensar os caminhos da educação no Brasil. Essa reflexão sobre a formação docente exige competência, conhecimento e sensibilidade com um fazer carregado de especificidades capazes de orientar o bom professor em sua tarefa, sempre inacabada, de formação, que é permeada por impressões, experiências, afeto, rigor intelectual, subjetividades e tantas outras características capazes de propiciar uma atuação docente humanizada e humanizadora. A educação é muito mais do que ensinar e aprender, é criar laços e vínculos indestrutíveis, em que todos/as os envolvidos sofrem mudanças. Na busca de entendermos com quantas e quais lições são necessárias para se formar um professor/a, entendemos que sua formação se faz com a certeza do inacabamento pessoal e profissional. Então, tornar-se professor/a é um processo constante, infindável e cheio de singularidades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruna Cleyderman Gonzaga (bruna.cleyderman@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-03-09T14:51:57Z No. of bitstreams: 1 TCC completo.pdf: 620987 bytes, checksum: 97efbee27fc896a6149cad66a65c3a7e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-03-10T12:57:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC completo.pdf: 620987 bytes, checksum: 97efbee27fc896a6149cad66a65c3a7e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-10T12:59:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC completo.pdf: 620987 bytes, checksum: 97efbee27fc896a6149cad66a65c3a7e (MD5) Previous issue date: 2022-02-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5. ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. (O Mundo Hoje, v. 10), 1981. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GRAMSCI, A. Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. GRAMSCI, A. O leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935 / Carlos Nelson Coutinho, organizador. 2. ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020. GRAMSCI, A. A organização da cultura. In: Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Coleção Perspectivas do Homem, Série Filosofia, 1991. JUNIOR, Justino de Sousa. Omnilateralidade. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. MAIA, H.; FUMES, N. de L. F.; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. Formação, Atividade e Subjetividade Aspectos Indissociáveis da Docência, 2013. OSTETTO, L. E. Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções / Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, 2005/2006. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Subjetividades, formação do professor, inacabamento. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | COM QUANTAS LIÇÕES SE FORMA UM PROFESSOR/A? A FORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC completo.pdf | Com quantas lições se forma um professor/a: a formação e a construção do conhecimento no espaço escolar. | 606,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.