Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2329
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DA LITERATURA |
metadata.dc.creator: | Fernandes, Jéssica da Silva Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão |
metadata.dc.contributor.referee1: | Monteiro, Eneida Aparecida Machado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro |
metadata.dc.description.resumo: | Ao longo de sua história, a Psicologia Escolar passou por diversas transformações em seus paradigmas teóricos e práticos. No entanto, ainda há avanços necessários, que se tornam ainda mais urgentes diante da promulgação da Lei n.º 13.935, de dezembro de 2019, que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de Educação Básica. Dentre eles, consta um maior detalhamento da possibilidade de atuação dos psicólogos escolares da Educação Básica na formação continuada de docentes, tal como verificado após procedimentos de revisão da literatura nos dois principais veículos utilizados por pesquisadores e profissionais da Psicologia Escolar para publicizar suas reflexões teóricas, experiências práticas e defesas: a Revista Psicologia Escolar e Educacional e os livros produzidos pelo Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional. A partir das produções encontradas e de reflexões autorais, são indicados, no presente capítulo, objetivos, temas e formatos metodológicos que podem servir de base a psicólogos escolares para planejamento, execução e avaliação de formações continuadas para docentes da Educação Básica. Considera-se que essa inciativa se soma aos múltiplos esforços em prol de uma educação de qualidade, a partir de um viés preventivo, institucional e relacional. |
Abstract: | Throughout its history, School Psychology has undergone several transformations in its theoretical and practical paradigms. However, it is still possible to observe necessary advances in the area, which become even more urgent considering the approval of Law number 13.935, dated December 2019, which foresees the presence of psychologists and social assistants in public basic education institutions. Among them, there is a further detailing about the possible practices of basic education school psychologist’s in the continuing education of teachers, as verified after literature review procedures undertaken in the two main vehicles used by School Psychology’s researchers and professionals to publicize their theoretical reflections, practical experiences and defenses: the Brazilian Journal School and Educational Psychology and the books produced by School and Educational Psychology Working Group. Based on the productions found and authorial reflections, in this chapter, objectives, themes and methodological formats are indicated that can serve as a basis for school psychologists for planning, executing and evaluating continuing education for Basic Education teachers. It is considered that this initiative adds to the multiple efforts in favor of a quality education, from a preventive, institutional and relational bias. |
Keywords: | Psicologia Escolar; formação de professores; desenvolvimento humano adulto School Psychology; teacher education; adult development |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PSICOLOGIA DA EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2329 |
Issue Date: | 11-Jan-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC versão final.pdf | 946,68 kB | Adobe PDF | View/Open | |
TCAE - Jéssica.pdf | 77,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.