Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2329
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DA LITERATURA
Autor(es): Fernandes, Jéssica da Silva Alves
Primeiro Orientador: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
Primeiro Membro da Banca: Monteiro, Eneida Aparecida Machado
Segundo Membro da Banca: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
Resumo: Ao longo de sua história, a Psicologia Escolar passou por diversas transformações em seus paradigmas teóricos e práticos. No entanto, ainda há avanços necessários, que se tornam ainda mais urgentes diante da promulgação da Lei n.º 13.935, de dezembro de 2019, que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de Educação Básica. Dentre eles, consta um maior detalhamento da possibilidade de atuação dos psicólogos escolares da Educação Básica na formação continuada de docentes, tal como verificado após procedimentos de revisão da literatura nos dois principais veículos utilizados por pesquisadores e profissionais da Psicologia Escolar para publicizar suas reflexões teóricas, experiências práticas e defesas: a Revista Psicologia Escolar e Educacional e os livros produzidos pelo Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional. A partir das produções encontradas e de reflexões autorais, são indicados, no presente capítulo, objetivos, temas e formatos metodológicos que podem servir de base a psicólogos escolares para planejamento, execução e avaliação de formações continuadas para docentes da Educação Básica. Considera-se que essa inciativa se soma aos múltiplos esforços em prol de uma educação de qualidade, a partir de um viés preventivo, institucional e relacional.
Abstract: Throughout its history, School Psychology has undergone several transformations in its theoretical and practical paradigms. However, it is still possible to observe necessary advances in the area, which become even more urgent considering the approval of Law number 13.935, dated December 2019, which foresees the presence of psychologists and social assistants in public basic education institutions. Among them, there is a further detailing about the possible practices of basic education school psychologist’s in the continuing education of teachers, as verified after literature review procedures undertaken in the two main vehicles used by School Psychology’s researchers and professionals to publicize their theoretical reflections, practical experiences and defenses: the Brazilian Journal School and Educational Psychology and the books produced by School and Educational Psychology Working Group. Based on the productions found and authorial reflections, in this chapter, objectives, themes and methodological formats are indicated that can serve as a basis for school psychologists for planning, executing and evaluating continuing education for Basic Education teachers. It is considered that this initiative adds to the multiple efforts in favor of a quality education, from a preventive, institutional and relational bias.
Palavras-chave: Psicologia Escolar; formação de professores; desenvolvimento humano adulto
School Psychology; teacher education; adult development
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2329
Data do documento: 11-Jan-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final.pdf946,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Jéssica.pdf77,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.