Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Eneida Aparecida Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1447611996012300pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.creatorFernandes, Jéssica da Silva Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246425383593929pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-02T15:12:18Z-
dc.date.available2022-02-03-
dc.date.available2022-02-02T15:12:18Z-
dc.date.issued2022-01-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2329-
dc.description.abstractThroughout its history, School Psychology has undergone several transformations in its theoretical and practical paradigms. However, it is still possible to observe necessary advances in the area, which become even more urgent considering the approval of Law number 13.935, dated December 2019, which foresees the presence of psychologists and social assistants in public basic education institutions. Among them, there is a further detailing about the possible practices of basic education school psychologist’s in the continuing education of teachers, as verified after literature review procedures undertaken in the two main vehicles used by School Psychology’s researchers and professionals to publicize their theoretical reflections, practical experiences and defenses: the Brazilian Journal School and Educational Psychology and the books produced by School and Educational Psychology Working Group. Based on the productions found and authorial reflections, in this chapter, objectives, themes and methodological formats are indicated that can serve as a basis for school psychologists for planning, executing and evaluating continuing education for Basic Education teachers. It is considered that this initiative adds to the multiple efforts in favor of a quality education, from a preventive, institutional and relational bias.pt_BR
dc.description.resumoAo longo de sua história, a Psicologia Escolar passou por diversas transformações em seus paradigmas teóricos e práticos. No entanto, ainda há avanços necessários, que se tornam ainda mais urgentes diante da promulgação da Lei n.º 13.935, de dezembro de 2019, que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de Educação Básica. Dentre eles, consta um maior detalhamento da possibilidade de atuação dos psicólogos escolares da Educação Básica na formação continuada de docentes, tal como verificado após procedimentos de revisão da literatura nos dois principais veículos utilizados por pesquisadores e profissionais da Psicologia Escolar para publicizar suas reflexões teóricas, experiências práticas e defesas: a Revista Psicologia Escolar e Educacional e os livros produzidos pelo Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional. A partir das produções encontradas e de reflexões autorais, são indicados, no presente capítulo, objetivos, temas e formatos metodológicos que podem servir de base a psicólogos escolares para planejamento, execução e avaliação de formações continuadas para docentes da Educação Básica. Considera-se que essa inciativa se soma aos múltiplos esforços em prol de uma educação de qualidade, a partir de um viés preventivo, institucional e relacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jéssica da Silva Alves Fernandes (jessica.fernandes1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-02-02T13:34:04Z No. of bitstreams: 2 TCC versão final.pdf: 969405 bytes, checksum: 77fe37669aff1a0940af63ba8be7ab6f (MD5) TCAE - Jéssica.pdf: 79606 bytes, checksum: af7c21a6da55a53d6df2fe8ab84c209f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-02T15:11:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC versão final.pdf: 969405 bytes, checksum: 77fe37669aff1a0940af63ba8be7ab6f (MD5) TCAE - Jéssica.pdf: 79606 bytes, checksum: af7c21a6da55a53d6df2fe8ab84c209f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-02T15:12:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC versão final.pdf: 969405 bytes, checksum: 77fe37669aff1a0940af63ba8be7ab6f (MD5) TCAE - Jéssica.pdf: 79606 bytes, checksum: af7c21a6da55a53d6df2fe8ab84c209f (MD5) Previous issue date: 2022-01-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia Escolar; formação de professores; desenvolvimento humano adultopt_BR
dc.subjectSchool Psychology; teacher education; adult developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PSICOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DA LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final.pdf946,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Jéssica.pdf77,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.