Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2327
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM LÚDICA DE ENSINO REMOTO COM ENFOQUE EM RESÍDUOS SÓLIDOS |
Autor(es): | Mota, Danrley Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Andriane Melo |
Primeiro Membro da Banca: | Silva Júnior, Édio Damásio da |
Segundo Membro da Banca: | Poletto, Glenda Ingrid Poletto |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) é um importante instrumento capaz de contribuir para a construção de atitudes corretas da população, principalmente as crianças. A EA tem como a finalidade de adquirir uma conscientização e sensibilização diante o local em que o cidadão está inserido, já que a mesma oferece informações que estimula um melhor comportamento e relacionamento entre humanidade, sociedade e natureza. O objetivo principal deste trabalho é investigar, analisar e despertar a percepção ambiental através da ludicidade (por meio de curtas metragens) de forma que alunos do ensino fundamental possam adquirir uma consciência de responsabilidade socioambiental voltada principalmente para as ações relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação e foi realizada com estudantes das turmas do 6º A e 6º B do ensino fundamental do Colégio Municipal Militarizado Professora Neli da Silva Correa e as turmas do 60 B e 60 C da Escola Municipal Cristiano Carlos Friaça, ambas situadas no Município de São Luiz de Montes Belos – GO, é evidente que os alunos possuem um conhecimento geral em relação as problemáticas ocasionadas pelo descarte incorreto de resíduos sólidos e torna necessário a formação de professores sobre o assunto abordado com o objetivo de propagar informações sobre o tema de forma mais eficaz. |
Abstract: | Environmental Education (EE) is an important instrument capable of contributing to the construction of correct attitudes among the population, especially children. The EA aims to acquire awareness and awareness of the place where the citizen is inserted, since it offers information that encourages better behavior and relationships between humanity, society and nature. The main objective of this work is to investigate, analyze and awaken the environmental perception through playfulness (through short films) so that elementary school students can acquire an awareness of socio-environmental responsibility focused mainly on actions related to solid waste management. The methodology used is action research and was carried out with students from the 6th A and 6th B classes of elementary school at the Colégio Municipal Militarizado Professor Neli da Silva Correa and the classes of 6th B and 6th C from the Cristiano Carlos Friaça Municipal School, both located in the Municipality of São Luiz de Montes Belos - GO, it is evident that students have a general knowledge of the problems caused by the incorrect disposal of solid waste and it is necessary to train teachers on the subject addressed in order to spread information about the theme more effectively. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Resíduos Sólidos Pesquisa-ação Descarte Escola |
Área do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::LEGISLACAO AMBIENTAL CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2327 |
Data do documento: | 29-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Engenharia Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc Danrley Final.pdf | 10,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.