Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2327
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM LÚDICA DE ENSINO REMOTO COM ENFOQUE EM RESÍDUOS SÓLIDOS
metadata.dc.creator: Mota, Danrley Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Andriane Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Júnior, Édio Damásio da
metadata.dc.contributor.referee2: Poletto, Glenda Ingrid Poletto
metadata.dc.description.resumo: A Educação Ambiental (EA) é um importante instrumento capaz de contribuir para a construção de atitudes corretas da população, principalmente as crianças. A EA tem como a finalidade de adquirir uma conscientização e sensibilização diante o local em que o cidadão está inserido, já que a mesma oferece informações que estimula um melhor comportamento e relacionamento entre humanidade, sociedade e natureza. O objetivo principal deste trabalho é investigar, analisar e despertar a percepção ambiental através da ludicidade (por meio de curtas metragens) de forma que alunos do ensino fundamental possam adquirir uma consciência de responsabilidade socioambiental voltada principalmente para as ações relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação e foi realizada com estudantes das turmas do 6º A e 6º B do ensino fundamental do Colégio Municipal Militarizado Professora Neli da Silva Correa e as turmas do 60 B e 60 C da Escola Municipal Cristiano Carlos Friaça, ambas situadas no Município de São Luiz de Montes Belos – GO, é evidente que os alunos possuem um conhecimento geral em relação as problemáticas ocasionadas pelo descarte incorreto de resíduos sólidos e torna necessário a formação de professores sobre o assunto abordado com o objetivo de propagar informações sobre o tema de forma mais eficaz.
Abstract: Environmental Education (EE) is an important instrument capable of contributing to the construction of correct attitudes among the population, especially children. The EA aims to acquire awareness and awareness of the place where the citizen is inserted, since it offers information that encourages better behavior and relationships between humanity, society and nature. The main objective of this work is to investigate, analyze and awaken the environmental perception through playfulness (through short films) so that elementary school students can acquire an awareness of socio-environmental responsibility focused mainly on actions related to solid waste management. The methodology used is action research and was carried out with students from the 6th A and 6th B classes of elementary school at the Colégio Municipal Militarizado Professor Neli da Silva Correa and the classes of 6th B and 6th C from the Cristiano Carlos Friaça Municipal School, both located in the Municipality of São Luiz de Montes Belos - GO, it is evident that students have a general knowledge of the problems caused by the incorrect disposal of solid waste and it is necessary to train teachers on the subject addressed in order to spread information about the theme more effectively.
Keywords: Educação Ambiental
Resíduos Sólidos
Pesquisa-ação
Descarte
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::LEGISLACAO AMBIENTAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2327
Issue Date: 29-Nov-2021
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc Danrley Final.pdf10,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.