Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Andriane Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9227298491265406pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Édio Damásio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9815001060477815pt_BR
dc.contributor.referee2Poletto, Glenda Ingrid Poletto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6404571067540753pt_BR
dc.creatorMota, Danrley Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4710819773113309pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T11:50:19Z-
dc.date.available2022-02-20-
dc.date.available2022-02-01T11:50:19Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2327-
dc.description.abstractEnvironmental Education (EE) is an important instrument capable of contributing to the construction of correct attitudes among the population, especially children. The EA aims to acquire awareness and awareness of the place where the citizen is inserted, since it offers information that encourages better behavior and relationships between humanity, society and nature. The main objective of this work is to investigate, analyze and awaken the environmental perception through playfulness (through short films) so that elementary school students can acquire an awareness of socio-environmental responsibility focused mainly on actions related to solid waste management. The methodology used is action research and was carried out with students from the 6th A and 6th B classes of elementary school at the Colégio Municipal Militarizado Professor Neli da Silva Correa and the classes of 6th B and 6th C from the Cristiano Carlos Friaça Municipal School, both located in the Municipality of São Luiz de Montes Belos - GO, it is evident that students have a general knowledge of the problems caused by the incorrect disposal of solid waste and it is necessary to train teachers on the subject addressed in order to spread information about the theme more effectively.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) é um importante instrumento capaz de contribuir para a construção de atitudes corretas da população, principalmente as crianças. A EA tem como a finalidade de adquirir uma conscientização e sensibilização diante o local em que o cidadão está inserido, já que a mesma oferece informações que estimula um melhor comportamento e relacionamento entre humanidade, sociedade e natureza. O objetivo principal deste trabalho é investigar, analisar e despertar a percepção ambiental através da ludicidade (por meio de curtas metragens) de forma que alunos do ensino fundamental possam adquirir uma consciência de responsabilidade socioambiental voltada principalmente para as ações relacionadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação e foi realizada com estudantes das turmas do 6º A e 6º B do ensino fundamental do Colégio Municipal Militarizado Professora Neli da Silva Correa e as turmas do 60 B e 60 C da Escola Municipal Cristiano Carlos Friaça, ambas situadas no Município de São Luiz de Montes Belos – GO, é evidente que os alunos possuem um conhecimento geral em relação as problemáticas ocasionadas pelo descarte incorreto de resíduos sólidos e torna necessário a formação de professores sobre o assunto abordado com o objetivo de propagar informações sobre o tema de forma mais eficaz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Danrley Goncalves Mota (danrley.mota@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-01-31T19:19:01Z No. of bitstreams: 1 tcc Danrley Final.pdf: 10318122 bytes, checksum: c945fe087896597c6e50e311fbb3de15 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-01T11:01:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc Danrley Final.pdf: 10318122 bytes, checksum: c945fe087896597c6e50e311fbb3de15 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-01T11:50:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc Danrley Final.pdf: 10318122 bytes, checksum: c945fe087896597c6e50e311fbb3de15 (MD5) Previous issue date: 2021-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectDescartept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::LEGISLACAO AMBIENTALpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM LÚDICA DE ENSINO REMOTO COM ENFOQUE EM RESÍDUOS SÓLIDOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc Danrley Final.pdf10,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.