Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2322
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM L[OGICA DE PROGRAMAÇÃO DOS ALUNOS DE TECNOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
metadata.dc.creator: Martins, Marcos Winicios Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Laura Beatriz
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Laura Beatriz
metadata.dc.contributor.referee2: Marin, Regina Paiva Melo
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Luciana Leal da Silva
metadata.dc.description.resumo: Programar é uma atividade que pode trazer benefícios para qualquer pessoa, como pensar de forma lógica, auxiliando nos processos de resolução de problemas. Porém, este conhecimento é mais buscado por pessoas que pretendem se tornar profissionais da área da informática, em específico no setor de desenvolvimento de software. Normalmente, o ensino de programação de computadores se encontra mais presente em cursos de informática de ensino técnico e de graduação. O processo de aprendizagem de programação tem se mostrado bastante complexo nestes cursos, visto que, é comum que os alunos apresentam diversas dificuldades na aprendizagem de lógica de programação. Estes desafios levam a altos índices de reprovações em disciplinas introdutórias dos conceitos de lógica de programação e até mesmo desistências do curso. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades e desafios mais enfrentados por alunos dos cursos de informática durante o processo de aprendizagem de programação de computadores, mais especificamente na disciplina introdutória dos conceitos básicos de lógica de programação, tendo em vista que o primeiro passo para aprender a programar é compreender estes conceitos. Para a obtenção de resultados, foi realizada uma revisão bibliográfica buscando artigos relacionados ao tema em diferentes bases de dados, as quais são Google Acadêmico, IEEE, Periódicos da Capes, ScienceDirect e Scielo. Durante o estudo, foi possível identificar diversas dificuldades, entre estas as mais comuns são o raciocínio lógico e a capacidade de abstração. Essas dificuldades fazem com que os alunos não consigam resolver problemas, que é o objetivo principal da programação. Este trabalho pode contribuir para a elaboração de estratégias e métodos de ensino que podem contribuir para obtenção de melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem de programação.
Abstract: Programming is an activity that can bring benefits to anyone, such as thinking logically, helping in problem solving processes. However, this knowledge is more sought after by people who intend to become professionals in the field of information technology, specifically in the software development sector. Usually, the teaching of computer programming is more present in technical and course computer courses. The programming learning process has proved to be quite complex in these courses, it is common for students to have several difficulties in learning programming logic. These challenges lead to high failure rates in introductory courses on programming logic concepts and even course resistance. Therefore, the objective of this work is how more specific programming difficulties and challenges for students of computer programming courses, more specifically in the basic programming logic discipline stage, considering that the first step in the basic programming logic discipline , given that the first step in the discipline of basic programming logic. To learn to program is to understand these concepts. For a review of results, a bibliographic review was carried out looking for articles related to topics in different databases, such as Google Acad, IEEE, Capes Periodicals, ScienceDirect and Scie. During the study it was possible to identify several difficulties, among these the most common are capacity, logic and abstraction. These difficulties make students unable to solve problems, which is the main purpose of programming. This work can contribute to the elaboration of strategies and teaching methods that can contribute to improve the results in the teaching and learning process of programming.
Keywords: Aprendizagem
Lógica de programação
Dificuldades da programação
Programação de computadores
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::LOGICAS E SEMANTICA DE PROGRAMAS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2322
Issue Date: 12-Jan-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Sistemas de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ Marcos Martins.pdf761,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.