Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Laura Beatriz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7098702633322538pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Laura Beatriz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7098702633322538pt_BR
dc.contributor.referee2Marin, Regina Paiva Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9431970422211430pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Luciana Leal da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4495309054700716pt_BR
dc.creatorMartins, Marcos Winicios Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2676804694323275pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-31T13:03:30Z-
dc.date.available2022-01-28-
dc.date.available2022-01-31T13:03:30Z-
dc.date.issued2022-01-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2322-
dc.description.abstractProgramming is an activity that can bring benefits to anyone, such as thinking logically, helping in problem solving processes. However, this knowledge is more sought after by people who intend to become professionals in the field of information technology, specifically in the software development sector. Usually, the teaching of computer programming is more present in technical and course computer courses. The programming learning process has proved to be quite complex in these courses, it is common for students to have several difficulties in learning programming logic. These challenges lead to high failure rates in introductory courses on programming logic concepts and even course resistance. Therefore, the objective of this work is how more specific programming difficulties and challenges for students of computer programming courses, more specifically in the basic programming logic discipline stage, considering that the first step in the basic programming logic discipline , given that the first step in the discipline of basic programming logic. To learn to program is to understand these concepts. For a review of results, a bibliographic review was carried out looking for articles related to topics in different databases, such as Google Acad, IEEE, Capes Periodicals, ScienceDirect and Scie. During the study it was possible to identify several difficulties, among these the most common are capacity, logic and abstraction. These difficulties make students unable to solve problems, which is the main purpose of programming. This work can contribute to the elaboration of strategies and teaching methods that can contribute to improve the results in the teaching and learning process of programming.pt_BR
dc.description.resumoProgramar é uma atividade que pode trazer benefícios para qualquer pessoa, como pensar de forma lógica, auxiliando nos processos de resolução de problemas. Porém, este conhecimento é mais buscado por pessoas que pretendem se tornar profissionais da área da informática, em específico no setor de desenvolvimento de software. Normalmente, o ensino de programação de computadores se encontra mais presente em cursos de informática de ensino técnico e de graduação. O processo de aprendizagem de programação tem se mostrado bastante complexo nestes cursos, visto que, é comum que os alunos apresentam diversas dificuldades na aprendizagem de lógica de programação. Estes desafios levam a altos índices de reprovações em disciplinas introdutórias dos conceitos de lógica de programação e até mesmo desistências do curso. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades e desafios mais enfrentados por alunos dos cursos de informática durante o processo de aprendizagem de programação de computadores, mais especificamente na disciplina introdutória dos conceitos básicos de lógica de programação, tendo em vista que o primeiro passo para aprender a programar é compreender estes conceitos. Para a obtenção de resultados, foi realizada uma revisão bibliográfica buscando artigos relacionados ao tema em diferentes bases de dados, as quais são Google Acadêmico, IEEE, Periódicos da Capes, ScienceDirect e Scielo. Durante o estudo, foi possível identificar diversas dificuldades, entre estas as mais comuns são o raciocínio lógico e a capacidade de abstração. Essas dificuldades fazem com que os alunos não consigam resolver problemas, que é o objetivo principal da programação. Este trabalho pode contribuir para a elaboração de estratégias e métodos de ensino que podem contribuir para obtenção de melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem de programação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Winicios Pereira Martins (marcos.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-01-29T01:57:09Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Marcos Martins.pdf: 780018 bytes, checksum: 13c01b2dab1a469fe81f44e90be1ea6a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-31T12:59:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Marcos Martins.pdf: 780018 bytes, checksum: 13c01b2dab1a469fe81f44e90be1ea6a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-31T13:03:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Marcos Martins.pdf: 780018 bytes, checksum: 13c01b2dab1a469fe81f44e90be1ea6a (MD5) Previous issue date: 2022-01-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAMBRÓSIO, A. P. L. et al. Programação de computadores: compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos. REVISTA GALEGO-PORTUGUESA DE PSICOLOXÍA E EDUCACIÓN, v. Vol. 19, (, p. 13, 2011). BATISTELA, F.; TEIXEIRA, A. C. Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers. ETD - Educação Temática Digital, v. 20, n. 3, p. 844–861, 2018. BOSSE, Y.; GEROSA, M. A. Reprovações e Trancamentos nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: Um Estudo Preliminar. p. 426–435, 2020. BRIDI, M. A. O Setor de Tecnologia da Informação: o que há de novo no horizonte do trabalho? Revista De Ciências Sociais - Política & Trabalho, v. 2, n. 41, 2015. CHEAH, C. S. Factors contributing to the difficulties in teaching and learning of computer programming: A literature review. Contemporary Educational Technology, v. 12, n. 2, p. 1–14, 2020. COUTINHO, E.; BONATES, M.; MOREIRA, L. O. Relato sobre o Uso de uma Ferramenta de Desenvolvimento de Jogos para o Ensino Introdutório de Lógica de Programação. Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018), v. 1, n. Cbie, p. 689, 2018. FRANÇA, R. S. DE; AMARAL, H. J. C. DO. Mineração de Dados na Identificação de Grupos de Estudantes com Dificuldades de Aprendizagem no Ensino de Programação. Renote, v. 11, n. 1, p. 1–10, 2013.25 FERREIRA, C.; GONZAGA, F.; SANTOS, R. Um Estudo sobre a Aprendizagem de Lógica de Programação Utilizando Programação por Demonstração. Workshop sobre Educação em Computação - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, n. July, p. 981–990, 2010. PRIESNITZ FILHO, W. P.; ABEGG, I.; SIMONETTO, E. Uma abordagem diferenciada no ensino de algoritmos através da utilização de uma lousa digital. Geintec, p. 129–137, 2012. GOMES, A. et al. Aprendizagem de programação de computadores: dificuldades e ferramentas de suporte. Revista Portuguesa de Pedagogia, p. 161–179, 2008. GROVER, S.; BASU, S. Measuring student learning in introductory block-based programming: Examining misconceptions of loops, variables, and Boolean logic. Proceedings of the Conference on Integrating Technology into Computer Science Education, ITiCSE, p. 267–272, 2017. HOLVIKIVI, J. Conditions for successful learning. Key Competencies In The Knowledge Societyn, p. 155–164, 2010. IEGER, E. M.; BRIDI, M. A. Profissionais De Ti: Perfil E O Desafio Da Qualificação Permanente. Revista da ABET, v. 13, n. 2, p. 262–278, 2014. KAZIMOGLU, C. Enhancing confidence in using computational thinking skills via playing a serious game: A case study to increase motivation in learning computer programming. IEEE Access, v. 8, p. 221831–221851, 2020. LAW, K. M. Y.; LEE, V. C. S.; YU, Y. T. Learning motivation in e-learning facilitated computer programming courses. Computers and Education, v. 55, n. 1, p. 218–228, 2010.26 LIMA, M. R. DE; LEAL, M. C. Motivação discente no ensino-aprendizagem de programação de computadores. Educação & Tecnologia, v. 17, n. 1, 2013. MACEDA, G.; VILLICANA, P.; BARRERA, F. More Time or Better Tools? A Large-Scale Retrospective Comparison of Pedagogical Approaches to Teach Programming. IEEE Transactions on Education, v. 59, n. 4, p. 274–281, 2016. MARIMUTHU, M.; GOVENDER, P. Perceptions of Scratch Programming among Secondary School Students in KwaZulu-Natal, South Africa. The African Journal of Information and Communication, n. 21, p. 51–80, 2018. MENDELEY. Manager Library Version 1.19.8. Mendeley Ltd, Elsevier (2021). MENDONÇA NETO, V. D. S. M. A Utilização Da Ferramenta Scratch Como Auxílio Na Aprendizagem De Lógica De Programação. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) Workshops (WCBIE 2013) A, n. Cbie, p. 260–269, 2013. MORAIS, C. G. B.; MENDES NETO, F. M.; OSÓRIO, A. J. M. Dificuldades e desafios do processo de aprendizagem de algoritmos e programação no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e9429109287, 2020. OLIVEIRA, M. et al. Um Curso de Programação a Distância com Metodologias Ativas e Análise de Aprendizagem por Métricas de Software. Renote, v. 15, n. 1, p. 1–10, 2017. OLIVEIRA, M. L. S. de, SOUZA, A. A. de, BARBOSA, A. F. e BARREIROS, E. F. S. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o jogo Robotizen: um relato de experiência. XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC 2014 Ensino, v. 12, p. 51–60, 2020.27 PONTES, H. P. Desenvolvimento de jogos no processo de aprendizado em algoritmos e programação de computadores. SBGames, n. December, p. 220–228, 2013. PROKOPYEV, M. S. et al. Development of a Programming Course for Students of a Teacher Training Higher Education Institution Using the Programming Language Python. Propósitos y Representaciones, v. 8, n. 3, 2020. SANTIAGO, A. D.; KRONBAUER, A. H. Um Modelo Lúdico para o Ensino de Conceitos de Programação de Computadores. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 25, n. 03, p. 1, 2017. SCHERER, R.; SIDDIQ, F.; SÁNCHEZ VIVEROS, B. A meta-analysis of teaching and learning computer programming: Effective instructional approaches and conditions. Computers in Human Behavior, v. 109, n. 0318, 2020. SOUZA, C. M. VisuAlg - Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação. Revista Eletrônica TECCEN, v. 2, n. 2, p. 01, 2009. SOUZA, M. B. e MOREIRA, J. L. G. Integrando Jogos de Lógica Matemática no Ensino de Algoritmos: Relatos de Experimentos. RCT: Revista de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 16, 2015. SOUZA, N. G. DE; SILVEIRA, S. R.; PARREIRA, F. J. Proposta de uma Metodologia para Apoiar os Processos de Ensino e de Aprendizagem de Lógica de Programação na Modalidade de Educação a Distância. Educação Cultura e Comunicação, v. 9, n. 18, p. 207–232, 2018. SUKAMTO, R. A.; MEGASARI, R. Enhancing programming logic thinking using analogy mapping. Journal of Physics: Conference Series, v. 1013, n. 1, 2018.28 ULLAH, Z. et al. A rule-based method for cognitive competency assessment in computer programming using bloom’s taxonomy. IEEE Access, v. 7, p. 64663–64675, 2019. ZANETTI, H.; BORGES, M.; RICARTE, I. Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), v. 1, n. Cbie, p. 21, 2016pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLógica de programaçãopt_BR
dc.subjectDificuldades da programaçãopt_BR
dc.subjectProgramação de computadorespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::LOGICAS E SEMANTICA DE PROGRAMASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAOpt_BR
dc.titleDIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM L[OGICA DE PROGRAMAÇÃO DOS ALUNOS DE TECNOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Marcos Martins.pdf761,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.