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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DAS GAFAM PELOS INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL E UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE GOIÁS.
metadata.dc.creator: Faquim, Gustavo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Braga, Adriano Honorato
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Adriano Honorato
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Jaqueline Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Tsukahara, Fernando Pirkel
metadata.dc.description.resumo: A exploração comercial de dados pessoais já vigora como a principal estratégia de negócio das mais lucrativas empresas de tecnologia. A análise de grandes volumes de dados permite que sejam traçados perfis comportamentais de usuários, antecipando seus gostos e decisões. As informações então são comercializadas através de diferentes mecanismos, sendo os sistemas de publicidade direcionada o mais comum deles. As chamadas GAFAM, são as principais beneficiadas desse novo modelo de negócio. A relação destas companhias com instituições públicas de ensino brasileiras tem chamado atenção de pesquisadores e de grupos da sociedade civil. A adoção cada vez mais frequente de serviços e plataformas privadas e a falta de informações claras sobre os contratos e termos de uso, leva ao questionamento sobre a participação de dados educacionais nessa sofisticada estrutura de vigilância e exploração comercial. Outro fator relevante é que segundo pesquisas recentes, Google e Microsoft lideram na oferta de serviços a instituições de ensino, sobretudo alocação e gerenciamento de e-mail. Diante desse cenário, este trabalho relata quais instituições de ensino possuem servidores de e-mail e de armazenamento em nuvem das GAFAM, realizando um recorte pelos Institutos Federais e Universidades Públicas do Estado de Goiás, comparando os resultados obtidos.
Abstract: The commercial exploitation of personal data is already in force as the main business strategy of the most profitable technology companies. The analysis of large volumes of data allows users' behavioral profiles to be drawn, anticipating their tastes and decisions. Information is then marketed through different mechanisms, with targeted advertising systems being the most common of them. The so-called GAFAM, an acronym for Google, Apple, Facebook, Amazon and Microsoft, are the main beneficiaries of this new business model. The relationship of these companies with Brazilian public educational institutions has drawn the attention of researchers and civil society groups. The increasingly frequent adoption of private services and platforms, and the lack of clear information about contracts and terms of use, raises questions about the participation of educational data in this sophisticated framework for surveillance and commercial exploitation. Another relevant factor is that, according to recent surveys, Google and Microsoft lead in offering services to educational institutions, especially e-mail allocation and management. Given this scenario, this paper reports which educational institutions have GAFAM's e-mail and cloud storage servers, making a cut by the Federal Institutes and Public Universities of the State of Goiás, comparing the results obtained.
Keywords: Vigilância
Dados
Exploração
Institutos Federais
Ensino
Surveillance
Data
Exploration
Federal Institutes
Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2319
Issue Date: 12-Jan-2022
Appears in Collections:Bacharelado em Sistemas de Informação

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