Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2316
Tipo: Dissertação
Título: COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O PAPEL DA BIBLIOTECA
Autor(es): Silva, Leonardo Henrique
Primeiro Orientador: Lima, Emmanuela Ferreira de Lima
Resumo: Diante de um volume crescente de informações, atualmente disponíveis por meio de diversas fontes, a competência em informação mostra-se como um recurso capaz de contribuir no melhor uso e proveito do vasto universo informacional. Nesse sentido, o presente estudo tem como objeto a competência em informação na educação profissional e tecnológica, com foco no papel da biblioteca no desenvolvimento da mesma. A partir da questão: como a biblioteca pode se constituir como meio para o desenvolvimento da competência em informação de estudantes da educação profissional e tecnológica? Estabeleceu-se como objetivo geral identificar como a biblioteca pode agir como suporte no desenvolvimento de competência em informação de estudantes da educação profissional e tecnológica. Nesse trabalho realizou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, por meio de estudo de caso com os(as) bibliotecários(as) de todos os campi do IF Goiano, incluindo a Reitoria. Os dados foram coletados através de questionários enviados por meio de ferramenta eletrônica. Para efeito de resultados, o estudo apontou que os(as) bibliotecários(as) entendem que a competência em informação é necessária aos estudantes da educação profissional e tecnológica e que eles se percebem enquanto educadores no processo de desenvolvimento da mesma, contudo, a grande maioria não executou nenhuma iniciativa visando formar essa competência nos estudantes. Com os resultados obtidos, elaborou-se um produto educacional, na forma de um guia prático, sobre competência em informação, visando atender às demandas apresentadas pelos sujeitos pesquisados. O guia foi apresentado aos(às) bibliotecários(as) para leitura e avaliação. Os dados levantados por meio da avaliação do produto, permitiriam avaliar que o objetivo foi atingido, visto que o mesmo teve avaliação positiva por parte do grupo pesquisado, assim como passível de contribuir no desenvolvimento das atividades dos profissionais no tocante ao desenvolvimento da competência em informação.
Abstract: Faced with a growing volume of information currently available through various sources, information competence emerges as a resource capable of contributing to the best use and benefit of the vast informational universe. In this sense, this study has as its object information competence in professional and technological education, with a focus on the role of the library in its development. Starting with the question: how can the library be constituted as a means for the development of information competence of students in professional and technological education? It was established as a general objective to identify how the library can act as a support in the development of information competence of students of professional and technological education. In this study, a quali-quantitative approach research was carried out through a case study with librarians from all campuses of Goiano Federal Institute, including the Rectory. Data were collected through questionnaires sent through an electronic tool. For the purpose of results, the study pointed out that librarians understand that information competence is necessary for students of professional and technological education, and that they perceive themselves as educators in the process of its development, however the vast majority did not execute any initiative to develop this competence in students. With the result obtained, an educational product was developed, a practical guide on information competence, aiming to meet the demands presented by the respondents. The educational product was presented to librarians for reading and evaluation. Through the data collected through the evaluation of the product, it was found that the objective outlined for the product made was achieved, as it had a good evaluation by the researched group, and it is believed to be able to contribute to the development of the activities of professionals regarding to the development of information competence.
Palavras-chave: Competência em informação.
Competência em informação. Programa de competência em informação
Educação profissional e tecnológica.
Bibliotecários
IF Goiano.
Instituto Federal Goiano.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2316
Data do documento: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Leonardo Silva.pdf5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons