Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2252
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS OUVINTES
Autor(es): Silva, Simone Dias da
Jordão, Uiara Vaz
Resumo: O ensino da Libras como segunda língua para crianças ouvintes supera uma barreira linguística que pode impedir a convivência com alunos surdos, isto é, pode garantir as interações das turmas em geral com a criança surda, sensibilizando quanto as diferenças e estimulando o uso da Libras no cotidiano. O ensino da Libras no contexto inclusivo oportuniza as crianças ouvintes a apreensão de segunda língua e ao aprendiz surdo utilizar de sua língua mãe na escola, o que propiciara a aprendizagem de maneira significativa e plena de todos os participantes: surdos e ouvintes. A motivação para elaboração deste texto foi apresentar, o percurso histórico vivido pelo indivíduo com deficiência, em especial, da pessoa surda, descrevendo a necessidade da formação/preparação de todo o ambiente escolar, a inserção do bilinguismo como meio de interação entre ouvintes e surdos e algumas estratégias para o ensino de Libras à alunos ouvintes e surdos. Os resultados foram obtidos por meio da pesquisa bibliográfica, com base no método dedutivo de abordagem qualitativa. O texto foi organizado em três partes: a primeira que traz um breve percurso histórico sobre a educação das pessoas com deficiência no Brasil, a segunda sobre o bilinguismo como meio de interação entre alunos surdos e ouvintes e na terceira foi apresentado algumas estratégias para o ensino de Libras a crianças no espaço escolar.
Abstract: The teaching of Libras as a second language for hearing children overcomes a language barrier that can prevent living with deaf students, that is, it can guarantee the interactions of classes in general with deaf children, raising awareness of differences and encouraging the use of Libras in daily. The teaching of Libras in an inclusive context provides opportunities for hearing children to learn a second language and for deaf learners to use their mother tongue at school, which will provide meaningful and full learning for all participants: deaf and hearing individuals. The motivation for preparing this text was to present the historical path lived by the disabled person, especially the deaf person, describing the need for training/preparation of the entire school environment, the insertion of bilingualism as a means of interaction between hearing and deaf people. and some strategies for teaching Libras to hearing and deaf students. The results were obtained through bibliographical research, based on the deductive method of qualitative approach. The text was organized in three parts: the first presents a brief historical journey on the education of people with disabilities in Brazil, the second on bilingualism as a means of interaction between deaf and hearing students and the third presents some strategies for teaching from Libras to children in the school space.
Palavras-chave: Libras
Pounds
Crianças surdas e ouvintes
Deaf and hearing children
Bilinguismo.
Bilingualism
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2252
Data do documento: 30-Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Simone.pdf763,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.