Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2251
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O currículo na educação infantil: considerações a partir da análise da BNCC
Autor(es): Santos, Jéssica Bruna
Primeiro Orientador: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Primeiro Membro da Banca: Jerônimo, Laiane Fernandes
Segundo Membro da Banca: Jordão, Uiara Vaz
Resumo: O presente artigo tem como objetivo tecer considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações para a educação infantil (EF). Primeiramente, abordamos a compreensão da infância, a luta pelo direito às creches ao surgimento do currículo e suas concepções e toda sua trajetória até o lugar que a Educação Infantil ocupa na BNCC. O presente artigo tem como aporte teórico Sacristán (2000), Freire (2018), Rossetti-Ferreira (2009), Haddad (2010) entre outros. A metodologia adotada foi da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Os desafios postos à BNCC para a educação infantil são grandes e implicam grandes tensionamentos e disputas. Em uma área que se constituiu historicamente no embate, ainda há muito a ser conquistado.
Abstract: This article aims to discuss the Common National Curriculum Base (BNCC) and its implications for early childhood education (EF). First, we address the understanding of childhood, the struggle for the right to day care centers, the emergence of the curriculum and its conceptions, and its entire trajectory to the place that Early Childhood Education occupies at BNCC. This article has as theoretical support Sacristán (2000), Freire (2018), Rossetti Ferreira (2009), Haddad (2010) among others. The methodology adopted was bibliographic research, with a qualitative approach. The challenges posed to the BNCC for early childhood education are great and imply great tensions and disputes. In an area that has historically been a struggle, there is still a lot to be achieved.
Palavras-chave: BNCC. Educação infantil. Currículo.
BNCC. Child education. Resume.
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2251
Data do documento: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_ Jéssica Bruna Santos.pdf560,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorizacao Jessica Bruna dos Santos.pdfTCAE210,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa - Jéssica Bruna dos Santos.pdfAta de defesa258,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.