Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913848677694784pt_BR
dc.contributor.referee1Jerônimo, Laiane Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146425753880689pt_BR
dc.contributor.referee2Jordão, Uiara Vaz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562075230089108pt_BR
dc.creatorSantos, Jéssica Bruna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0297118873076306pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-03T16:50:25Z-
dc.date.available2022-12-20-
dc.date.available2022-01-03T16:50:25Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2251-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the Common National Curriculum Base (BNCC) and its implications for early childhood education (EF). First, we address the understanding of childhood, the struggle for the right to day care centers, the emergence of the curriculum and its conceptions, and its entire trajectory to the place that Early Childhood Education occupies at BNCC. This article has as theoretical support Sacristán (2000), Freire (2018), Rossetti Ferreira (2009), Haddad (2010) among others. The methodology adopted was bibliographic research, with a qualitative approach. The challenges posed to the BNCC for early childhood education are great and imply great tensions and disputes. In an area that has historically been a struggle, there is still a lot to be achieved.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo tecer considerações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações para a educação infantil (EF). Primeiramente, abordamos a compreensão da infância, a luta pelo direito às creches ao surgimento do currículo e suas concepções e toda sua trajetória até o lugar que a Educação Infantil ocupa na BNCC. O presente artigo tem como aporte teórico Sacristán (2000), Freire (2018), Rossetti-Ferreira (2009), Haddad (2010) entre outros. A metodologia adotada foi da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Os desafios postos à BNCC para a educação infantil são grandes e implicam grandes tensionamentos e disputas. Em uma área que se constituiu historicamente no embate, ainda há muito a ser conquistado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jéssica Bruna dos Santos (jessica.bruna@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-12-20T23:09:23Z No. of bitstreams: 1 artigo_ Jéssica Bruna Santos.pdf: 573970 bytes, checksum: 757a85f62f1641101b61e25cf3cd72cd (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada JÉSSICA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-01-03T11:01:33Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jéssica Bruna dos Santos (jessica.bruna@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-01-03T16:19:06Z No. of bitstreams: 3 artigo_ Jéssica Bruna Santos.pdf: 573970 bytes, checksum: 757a85f62f1641101b61e25cf3cd72cd (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao Jessica Bruna dos Santos.pdf: 215645 bytes, checksum: 1f03c88e3996cdbf0d607c1e29f8e815 (MD5) Ata de defesa - Jéssica Bruna dos Santos.pdf: 264717 bytes, checksum: 67f40eff7f49d79f22616d636eac097d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-03T16:48:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo_ Jéssica Bruna Santos.pdf: 573970 bytes, checksum: 757a85f62f1641101b61e25cf3cd72cd (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao Jessica Bruna dos Santos.pdf: 215645 bytes, checksum: 1f03c88e3996cdbf0d607c1e29f8e815 (MD5) Ata de defesa - Jéssica Bruna dos Santos.pdf: 264717 bytes, checksum: 67f40eff7f49d79f22616d636eac097d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-03T16:50:25Z (GMT). No. of bitstreams: 3 artigo_ Jéssica Bruna Santos.pdf: 573970 bytes, checksum: 757a85f62f1641101b61e25cf3cd72cd (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao Jessica Bruna dos Santos.pdf: 215645 bytes, checksum: 1f03c88e3996cdbf0d607c1e29f8e815 (MD5) Ata de defesa - Jéssica Bruna dos Santos.pdf: 264717 bytes, checksum: 67f40eff7f49d79f22616d636eac097d (MD5) Previous issue date: 2021-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectBNCC. Educação infantil. Currículo.pt_BR
dc.subjectBNCC. Child education. Resume.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleO currículo na educação infantil: considerações a partir da análise da BNCCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_ Jéssica Bruna Santos.pdf560,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorizacao Jessica Bruna dos Santos.pdfTCAE210,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa - Jéssica Bruna dos Santos.pdfAta de defesa258,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.