Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2250
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Aurélio Alves | - |
dc.creator | Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-03T16:46:18Z | - |
dc.date.available | 2021-12-30 | - |
dc.date.available | 2022-01-03T16:46:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2250 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to investigate the process that consolidated the National Education Plan 2014-2024, as the main instrument for the application of educational policies in Brazil. The methodology adopted was bibliographic and documentary research. As a theoretical contribution, we use Azanha (1993), Cardoso (2004), Chizzoti (2005), Cury (2011), among others. The 2014-2024 National Education Plan set the goal of raising the gross and net enrollment rates in higher education, ensuring, however, the quality of supply and expansion. For that, it uses some strategies that aim to increase the offer of both higher education and public vocational education, improving their physical structures and consequently increasing the number of offers. It also seeks to qualify the teaching staff, promoting public education that is a priority for the training of basic education teachers, as well as expanding the number of masters and doctors for higher education, also encouraging research at all levels of education, especially that of higher level. The current National Education Plan faces the same challenges as always, ranging from the transfer of funds for education, to its efficient use. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar o processo que consolidou o Plano Nacional de Educação 2014-2024, enquanto principal instrumento de aplicação das políticas educacionais do Brasil. A metodologia adotada foi da pesquisa bibliográfica e documental. Como aporte teórico, recorremos a Azanha (1993), Cardoso (2004), Chizzoti (2005), Cury (2011), dentre outros. O Plano Nacional de Educação 2014-2024 trouxe como meta elevar as taxas bruta e liquida de matrícula no ensino superior, assegurando, todavia, a qualidade da oferta e expansão. Para tanto, utiliza-se de algumas estratégias que visam aumentar a oferta tanto do ensino superior quanto do ensino profissionalizante públicos, melhorando suas estruturas físicas e consequentemente aumentando o numero de oferta. Também busca qualificar o corpo docente, fomentando o ensino publico e prioritário para a formação de professores do ensino básico, bem como ampliar o numero de mestres e doutores para o ensino superior, fomentando ainda a pesquina em todos os níveis da educação, sobretudo a de nível superior. O Plano Nacional de Educação vigente enfrenta os mesmos desafios de sempre, que vai desde o repasse da verba destinada a educação, até seu uso eficiente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Aurélio Alves Ferreira (aurelio.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-12-29T22:43:53Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_aurelio.pdf: 1330432 bytes, checksum: 3ce81853e302acbf1c73464fabd44266 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-03T16:43:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_aurelio.pdf: 1330432 bytes, checksum: 3ce81853e302acbf1c73464fabd44266 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-03T16:46:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_aurelio.pdf: 1330432 bytes, checksum: 3ce81853e302acbf1c73464fabd44266 (MD5) Previous issue date: 2021-12-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.ispartof | OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: AS METASPARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educational Policies | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação | pt_BR |
dc.subject | National Education Plan | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | University education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: AS METASPARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_aurelio.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.