Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2249
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E UM CURRÍCULO EMANCIPADOR |
metadata.dc.creator: | Fernandes, Josélia Moreira Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho busca analisar o curriculo emancipador na Educação de Jovens e Adultos. O estudo surgiu da problemática da educação de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no devido tempo e os problemas que tais pessoas têm que enfrentar no retorno à sala de aula. Essa pesquisa analisa e reflete sobre a importância da construção de currículos que contribuam para a escolarização e a emancipação dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia adotada foi da pesquisa bibliográfica e documental. Foi feita a analise sobre a teoria da aprendizagem de Paulo Freire a partir da obra Pedagogia da Autonomia e também artigos que abordam o tema. A conclusão a que se chegou é a de que é necessário que se estabeleçam práticas humanizadoras no currículo da Educação de Jovens e Adultos, de forma a possibilitar a formação de sujeitos autônomos, conscientes, criativos, dispostos a transformarem a si próprios e o meio em que vivem. |
Abstract: | The present work seeks to analyze the emancipatory curriculum in Youth and Adult Education. The study arose from the issue of educating people who did not have the opportunity to study in due time and the problems that such people have to face when returning to the classroom. This research analyzes and reflects on the importance of building curricula that contribute to schooling and the emancipation of the subjects of Youth and Adult Education. The methodology adopted was bibliographic and documentary research. An analysis was made on Paulo Freire's theory of learning from the work Pedagogia da Autonomia and also articles that address the topic. The conclusion reached is that it is necessary to establish humanizing practices in the Youth and Adult Education curriculum, in order to enable the formation of autonomous, conscious, creative subjects, willing to transform themselves and the environment into who live. |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos Youth and Adult Education Educação Humanizadora Humanizing education Currículo Resume |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2249 |
Issue Date: | 30-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mon_especialização_joselia.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.