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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR UMA PRÁTICA REFLEXIVA E MEDIADORA
metadata.dc.creator: Sousa, Géssica Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Ana Lúcia Ribeiro do
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil e tem como objetivo principal analisar em que medida as práticas avaliativas contribuem para a qualidade das práticas pedagógicas na educação infantil a partir da perspectiva de formação integral das crianças. A problemática que orientou sua concretização buscou responder de que modo a avaliação poderá contribuir para o desenvolvimento das crianças inseridas na educação infantil. A abordagem metodológica foi qualitativa e a pesquisa foi constituída com base nos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental relacionados à avaliação, criança e educação infantil. Amparamo-nos em autores como Oliveira (2007), Luckesi (2013), Sant’Anna (2014), Kuhlmann Júnior (2015), Oliveira-Formosinho (2019) e Hoffmann (2019). As práticas avaliativas na educação infantil não têm caráter de promoção conforme apontam documentos legais e autores que discutem o tema, nessa fase a avaliação deve ser feita de modo processual e contínuo, refere-se, portanto, a um acompanhamento dos avanços e desenvolvimento, considerando as particularidades dos sujeitos em primeira infância. Com a pesquisa, chegamos à compreensão que as práticas avaliativas possibilitam a reflexão em relação ao processo de ensino e aprendizagem e com isso contribuem para a qualidade das ações pedagógicas à medida que ao refletir sobre as necessidades específicas e as experiências ofertadas subsidiam a proposta de novas intervenções.
Abstract: The present work deals with the evaluation of learning in early childhood education and its main objective is to analyze to what extent evaluation practices contribute to the quality of pedagogical practices in early childhood education from the perspective of integral education of children. The issue that guided its implementation sought to answer how the assessment can contribute to the development of children included in early childhood education. The methodological approach was qualitative and the research was constituted based on bibliographic and documentary research procedures related to evaluation, children and early childhood education. We rely on authors such as Oliveira (2007), Luckesi (2013), Sant'Anna (2014), Kuhlmann Júnior (2015), Oliveira-Formosinho (2019) and Hoffmann (2019). The evaluation practices in early childhood education do not have a promotional character, as indicated by legal documents and authors who discuss the subject, at this stage the evaluation must be carried out in a procedural and continuous manner, it therefore refers to a monitoring of advances and development, considering the particularities of subjects in early childhood. With the research, we come to the understanding that evaluation practices enable reflection on the teaching and learning process and thus contribute to the quality of pedagogical actions as, when reflecting on the specific needs and the experiences offered, they subsidize the proposal of new interventions.
Keywords: Avaliação. Educação Infantil. Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2246
Issue Date: 28-Oct-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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