Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Michelle Castro-
dc.contributor.referee2Nascimento, Ana Lúcia Ribeiro do-
dc.creatorSousa, Géssica Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2827899174050453pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-03T13:39:04Z-
dc.date.available2021-12-22-
dc.date.available2022-01-03T13:39:04Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2246-
dc.description.abstractThe present work deals with the evaluation of learning in early childhood education and its main objective is to analyze to what extent evaluation practices contribute to the quality of pedagogical practices in early childhood education from the perspective of integral education of children. The issue that guided its implementation sought to answer how the assessment can contribute to the development of children included in early childhood education. The methodological approach was qualitative and the research was constituted based on bibliographic and documentary research procedures related to evaluation, children and early childhood education. We rely on authors such as Oliveira (2007), Luckesi (2013), Sant'Anna (2014), Kuhlmann Júnior (2015), Oliveira-Formosinho (2019) and Hoffmann (2019). The evaluation practices in early childhood education do not have a promotional character, as indicated by legal documents and authors who discuss the subject, at this stage the evaluation must be carried out in a procedural and continuous manner, it therefore refers to a monitoring of advances and development, considering the particularities of subjects in early childhood. With the research, we come to the understanding that evaluation practices enable reflection on the teaching and learning process and thus contribute to the quality of pedagogical actions as, when reflecting on the specific needs and the experiences offered, they subsidize the proposal of new interventions.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil e tem como objetivo principal analisar em que medida as práticas avaliativas contribuem para a qualidade das práticas pedagógicas na educação infantil a partir da perspectiva de formação integral das crianças. A problemática que orientou sua concretização buscou responder de que modo a avaliação poderá contribuir para o desenvolvimento das crianças inseridas na educação infantil. A abordagem metodológica foi qualitativa e a pesquisa foi constituída com base nos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental relacionados à avaliação, criança e educação infantil. Amparamo-nos em autores como Oliveira (2007), Luckesi (2013), Sant’Anna (2014), Kuhlmann Júnior (2015), Oliveira-Formosinho (2019) e Hoffmann (2019). As práticas avaliativas na educação infantil não têm caráter de promoção conforme apontam documentos legais e autores que discutem o tema, nessa fase a avaliação deve ser feita de modo processual e contínuo, refere-se, portanto, a um acompanhamento dos avanços e desenvolvimento, considerando as particularidades dos sujeitos em primeira infância. Com a pesquisa, chegamos à compreensão que as práticas avaliativas possibilitam a reflexão em relação ao processo de ensino e aprendizagem e com isso contribuem para a qualidade das ações pedagógicas à medida que ao refletir sobre as necessidades específicas e as experiências ofertadas subsidiam a proposta de novas intervenções.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Géssica Alves de Sousa (gessica.sousa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-12-22T20:07:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Géssica Alves de Sousa.pdf: 678229 bytes, checksum: d28ce874eca6a9fce0c8c292b96f9be6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-03T13:27:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Géssica Alves de Sousa.pdf: 678229 bytes, checksum: d28ce874eca6a9fce0c8c292b96f9be6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-03T13:38:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Géssica Alves de Sousa.pdf: 678229 bytes, checksum: d28ce874eca6a9fce0c8c292b96f9be6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-03T13:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Géssica Alves de Sousa.pdf: 678229 bytes, checksum: d28ce874eca6a9fce0c8c292b96f9be6 (MD5) Previous issue date: 2021-10-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação. Educação Infantil. Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR UMA PRÁTICA REFLEXIVA E MEDIADORApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Géssica Alves de Sousa.pdf662,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.