Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2241
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19
metadata.dc.creator: Campos, Valdisnei Martins de
Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
metadata.dc.description.resumo: A pandemia de COVID-19 que acometeu a população mundial no início de 2020 exigiu dos governantes ações emergenciais nas mais variadas áreas da sociedade no intuito de conter a propagação da doença. As medidas de distanciamento social, adotadas pela maioria dos países,causaram o fechamento das escolas, impondo um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação on-line. Diante do exposto, buscamos nesse trabalho analisar os impactos da pandemia no sistema educacional brasileiro e seu reflexo na vida dos discentes e dos profissionais da educação. A metodologia adotada foi da pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que o ensino remoto, adotado no período da pandemia, garantiu o distanciamento e evitou a contaminação pelo vírus. No entanto, apesar das vantagens, o ensino remoto ou qualquer modalidade que recorre às tecnologias exige vários desafios, desde a aquisição de meios didáticos (computador, tablet ou celular conectado à internet) e o conhecimento no manejo da plataforma pelos estudantes e professores.
Abstract: The COVID-19 pandemic that affected the world population at the beginning of 2020 required emergency actions from government officials in the most varied areas of society in order to contain the spread of the disease. The measures of social distancing, adopted by most countries, caused the closing of schools, imposing a new educational model, supported by digital technologies and based on online education methodologies. Given the above, in this work we seek to analyze the impacts of the pandemic on the Brazilian educational system and its reflection on the lives of students and education professionals. The methodology adopted was the bibliographical research. The results indicate that remote teaching, adopted during the period of the pandemic, guaranteed distance and avoided contamination by the virus. However, despite the advantages, remote teaching or any modality that uses technologies requires several challenges, from the acquisition of educational resources (computer, tablet or cell phone connected to the internet) and knowledge in the management of the platform by students and teachers.
Keywords: Pandemia
Pandemic
Ensino Remoto
Remote Teaching
Tecnologias digitais
Digital technologies
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2241
Issue Date: 20-Dec-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_valdisnei.pdf962,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.