Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2240
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ/GO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE 2018-2019
metadata.dc.creator: Lima, Jéssica
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Jussana
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Elisabete
metadata.dc.contributor.referee2: Issa, Silvia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho investiga as impressões e considerações sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) 2018/2019, especificando o Projeto Institucional do IF Goiano – Subprojeto Biologia. Trata-se de um relato de experiência fundamentado no aporte teórico reflexivo da pesquisaação feito a partir do registro final de uma aluna residente (e autora principal deste estudo) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Campus Urutaí. A pergunta problematizadora é: quais impressões o residente registrou sobre o exercício profissional por meio da imersão com os atos de ensinar e de aprender na escola-campo? Com resultado inferimos que o PRP priorizou a tríade observação, participação e regência não rompendo pois, com a tradição do estágio curricular.
Abstract: This paper investigates the impressions and considerations about the Pedagogical Residency Program (PRP) 2018/2019, specifying the Institutional Project of the IF Goiano – Subproject Biology. This is an experience report based on the reflexive theoretical contribution of action research made from the final record of a resident student (and lead author of this study) of the Degree Course in Biological Sciences Campus Urutaí. The problem-summing question is: what impressions the resident recorded about professional practice through immersion with the acts of teaching and learning in the field school? As a result, we infer that the PRP prioritized the triad of observation, participation and regency, not breaking because, with the tradition of the curricular internship.
Keywords: Residência Pedagógica
Formação de Professores
Ciências Biológicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2240
Issue Date: 17-Dec-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica G Lima.pdfTCC1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.