Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2240| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ/GO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE 2018-2019 |
| Autor(es): | Lima, Jéssica |
| Primeiro Orientador: | Tavares, Jussana |
| Primeiro Membro da Banca: | Gonçalves, Elisabete |
| Segundo Membro da Banca: | Issa, Silvia |
| Resumo: | Este trabalho investiga as impressões e considerações sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) 2018/2019, especificando o Projeto Institucional do IF Goiano – Subprojeto Biologia. Trata-se de um relato de experiência fundamentado no aporte teórico reflexivo da pesquisaação feito a partir do registro final de uma aluna residente (e autora principal deste estudo) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Campus Urutaí. A pergunta problematizadora é: quais impressões o residente registrou sobre o exercício profissional por meio da imersão com os atos de ensinar e de aprender na escola-campo? Com resultado inferimos que o PRP priorizou a tríade observação, participação e regência não rompendo pois, com a tradição do estágio curricular. |
| Abstract: | This paper investigates the impressions and considerations about the Pedagogical Residency Program (PRP) 2018/2019, specifying the Institutional Project of the IF Goiano – Subproject Biology. This is an experience report based on the reflexive theoretical contribution of action research made from the final record of a resident student (and lead author of this study) of the Degree Course in Biological Sciences Campus Urutaí. The problem-summing question is: what impressions the resident recorded about professional practice through immersion with the acts of teaching and learning in the field school? As a result, we infer that the PRP prioritized the triad of observation, participation and regency, not breaking because, with the tradition of the curricular internship. |
| Palavras-chave: | Residência Pedagógica Formação de Professores Ciências Biológicas |
| Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Campus: | Campus Urutaí |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2240 |
| Data do documento: | 17-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jessica G Lima.pdf | TCC | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.