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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO NO CAMPUS AVANÇADO HIDROLÂNDIA
Autor(es): Silva, Gabriela Nogueira Ferreira da; Silva, Thays Martins Vital da; Santos, Wemerson Lauriano dos
Primeiro Orientador: Andrade, Rodrigo
Primeiro Coorientador: Pereira, Karla
Primeiro Membro da Banca: Andrade, Rodrigo
Segundo Membro da Banca: Silva, Simonia
Terceiro Membro da Banca: Boaventura, Geisa
Resumo: O Campus Avançado Hidrolândia desde sua origem vem colocando a preservação ambiental como um de seus eixos norteadores buscando alterações éticas, comportamentais e de valores nos indivíduos que compõem a sociedade. Para isso, faz-se necessário o cumprimento dos seguintes objetivos específicos: identificar o conhecimento dos discentes em relação às práticas ambientalmente sustentáveis; promover ações de sensibilização ambiental com as temáticas: gestão de resíduos sólidos, conservação do patrimônio público e uso racional de materiais; envolver os agentes educativos (direção, coordenação, docentes e discentes) na educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho envolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão, divididas em duas fases. Durante a fase 1, foi realizado um diagnóstico, por meio da aplicação de um questionário via Google Forms, com os alunos da primeira série dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O objetivo do questionário foi identificar o conhecimento dos discentes em relação às práticas ambientalmente sustentáveis. A Fase 2 compreendeu as atividades de intervenção pedagógica, que foram planejadas e desenvolvidas a partir das demandas oriundas do diagnóstico. Devido à situação de pandemia imposta pela COVID-19, as atividades ocorreram totalmente à distância, utilizando as ferramentas digitais. As atividades desenvolvidas foram: divulgação do projeto à comunidade escolar durante a Reunião de Pais e Mestres e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT); realização de duas oficinas intituladas: “Uso consciente da energia e da água: você sabe o que está pagando” e “Eu cuido do meu quadrado: separando e destinando corretamente os resíduos domésticos”; palestra: “Lixo tecnológico: sociedade de consumo e educação ambiental”; e realização de um concurso sobre práticas educativas em educação ambiental. Foi possível constatar que as práticas educativas também reduziram a distância entre o conhecimento científico e a cultura de base produzida no cotidiano das pessoas, superando inclusive, diversas barreiras colocadas pelo distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Por fim, espera-se que os agentes envolvidos sejam capazes de compreender a importância da sustentabilidade na promoção do desenvolvimento social e econômico, agregando a esses indivíduos a ideia de pertencimento ao lugar que habitam. Sugere-se que as práticas aqui apresentadas sejam também realizadas de modo presencial, quando o momento assim permitir, como uma forma de fortalecimento do vínculo aluno/instituição. O desenvolvimento das práticas de intervenção a partir de temas transversais que estão presentes no cotidiano dos discentes, de forma presencial, contribuirá para o sentimento de acolhimento dos alunos pós pandemia da COVID-19; o esperado retorno às aulas e o desenvolvimento das práticas sugeridas pelo projeto, serão um estímulo, diante da nova realidade da sala de aula.
Abstract: The Campus Avançado Hidrolândia has been promoting preservation since its origins. environmental as one of its guiding axes, seeking ethical changes, behavior and values ​​in the individuals that make up society. For this, it is necessary to fulfill the following specific objectives: identify the knowledge of students in relation to environmentally sustainable practices; promote environmental awareness actions with the themes: solid waste management, conservation of public property and rational use of materials; involve educational agents (direction, coordination, teachers and students) in education aimed at sustainable development. The methodological procedures used in this work involved teaching, research and extension activities, divided into two phases. During phase 1, a diagnosis was carried out, through the application of a questionnaire via Google Forms, with students from the first grade of technical courses integrated into high school. The objective of the questionnaire was to identify the knowledge of students in relation to environmentally sustainable practices. The phase 2 comprised the pedagogical intervention activities, which were planned and developed based on the demands arising from the diagnosis. Due to the pandemic situation imposed by COVID-19, the activities took place entirely at a distance, using digital tools. The activities carried out were: dissemination of the project to the school community during the Parent-Teacher Meeting and the National Science and Technology Week (SNCT); two workshops entitled: “Conscious use of energy and water: you know what you're paying for” and “I take care of my square: separating and correctly disposing of household waste”; lecture: “Technological waste: consumer society and environmental education”; and holding a contest on educational practices in environmental education. It was possible to observe that educational practices also reduced the distance between scientific knowledge and the basic culture produced in people's daily lives, even overcoming several barriers posed by the social distance imposed by the Covid-19 pandemic. Finally, it is expected that the agents involved are able to understand the importance of sustainability in promoting social and economic development, adding to these individuals the idea of ​​belonging to the place they inhabit. It is suggested that the practices presented here are also carried out in person, when the time so permits, as a way of strengthening the student/institution bond. The development of intervention practices based on cross-cutting themes that are present in the daily lives of students, in person, will contribute to the feeling of welcoming of post-pandemic students at COVID-19; the expected return to classes and the development of practices suggested by the project will be a stimulus, given the new reality of the classroom.
Palavras-chave: Educação Ambiental.
Práticas educativas.
Sustentabilidade
Permanência e êxito
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2222
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

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