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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A PERSPECTIVA DO DISCENTE E OS FATORES DE EVASÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
metadata.dc.creator: Costa, Danyla Martins Rezende da
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Marco Antônio de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santiago, Léia Adriana da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Léia Adriana da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee3: Tete, Marcelo Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal Goiano e objetivou identificar quais as motivações e expectativas dos estudantes ao ingressarem na instituição, bem como verificar junto aos estudantes evadidos quais os fatores que os levaram a abandonarem o curso. O estudo utilizou-se de uma abordagem metodológica de natureza quali-quantitativa, do tipo estudo de caso. Os sujeitos participantes foram os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, ingressantes no ano de 2020, dos cursos de: Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente, ofertados pelo Campus Ceres; e dos cursos de: Agropecuária, Alimentos e Informática, ofertados pelo Campus Morrinhos, bem como os estudantes evadidos no primeiro ano de 2018 e 2019 desses respectivos cursos e campi. Além destes, também foram inclusos os membros das Comissões Locais de Permanência e Êxito do Campus Ceres e do Campus Morrinhos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A análise das informações coletadas foi realizada visando a interpretação dos dados, a fim de subsidiar as considerações do estudo. Os resultados da pesquisa com os estudantes ingressantes, de modo geral, foram semelhantes nos dois campi quanto às motivações para a escolha da instituição. Para os estudantes ingressantes, as principais motivações se deram em virtude do ensino médio gratuito de qualidade, pela pretensão de preparar para ingressar em um curso superior e pela influência da família e/ou de amigos. No que tange à pesquisa com os estudantes evadidos, os resultados foram similares. Os principais fatores apontados para a escolha foram o renome e tradição da instituição na região e pela disponibilidade de refeitório gratuito aos estudantes. A respeito da escolha do curso, verificou-se que, tanto para os estudantes ingressantes quanto para os evadidos, a identificação com a área técnica do curso foi o fator principal indicado, seguidas das perspectivas de mercado de trabalho. No quesito expectativas, nota-se que os estudantes ingressantes possuem expectativas altas em relação à instituição, ao curso escolhido e em relação ao mercado de trabalho. A pesquisa com estudantes evadidos evidenciou que são vários os motivos que os levaram a evadirem da instituição, e os fatores estão relacionados aos aspectos individuais, internos e externos à instituição. Na análise dos grupos focais realizados com as Comissões Locais de Permanência e Êxito foi possível perceber que, ambas as comissões, vêm desenvolvendo e implementando ações no combate à evasão escolar. Entretanto, notamos que algumas ações precisam ser aprimoradas e outras carecem ainda de serem implementadas, a fim de proporcionar uma maior efetividade na mitigação da evasão. Neste sentido, o produto educacional desenvolvido em decorrência desta pesquisa tem como objetivo subsidiar a execução dos trabalhos das Comissões de Permanência e Êxito e propor ações para minimização da ocorrência desse fenômeno na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, seja no Instituto Federal Goiano ou em outras instituições que compõem a rede de Educação Profissional e Tecnológica.
Abstract: The present thesis was developed in the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered by Instituto Federal Goiano and aimed to identify the motivations and expectations of students when entering the institution, as well as verifying with the evaded students which factors led them to drop out of the course. The study used a qualitative and quantitative methodological approach of case study type. The participants were students from the first year of Integrated High School (freshmen), entering in 2020, from the courses: Agriculture, Computing for Internet and Environment, offered by Campus Ceres; Agriculture, Foods and Computing, offered by Campus Morrinhos, as well as students who dropped out in the first year of 2018 and 2019 from these respective courses and campuses. In addition to these, members of Comissões Locais de Permanência e Êxito of Campus Ceres and Campus Morrinhos were also included. The methodological procedures used were bibliographical, documental, and field research. The analysis of the collected information was performed aiming the interpretation of the data in order to support the study’s considerations. The results of the research with freshmen students were, in general, similar in the two campuses regarding the motivations for choosing the institution. For freshmen students, the main motivations were due to quality free high school education, with the intention to prepare themselves to enter a higher education course and the influence of family and/or friends. Concerning the research with dropout students, the results were similar. The main factors mentioned for the choice were the institution’s reputation and tradition in the region and the availability of a free cafeteria for students. Regarding the choice of the course, it was found that, for both freshman and dropout students, identification with the technical area of the course was the main factor indicated, followed by the perspectives of the labor marked. In terms of expectation, it is noticed that freshmen have high expectations in relation to the institution, the chosen course and the labor market. The research with dropout students showed that there are several reasons that led to the drop out of the institution, and the factors are related to aspects that are individual, internal and external to the institution. In the analysis of the focus groups carried out with Comissões Locais de Permanência e Êxito, it was possible to notice that both commissions have been developing and implementing actions in combating school dropout. However, we noticed that some actions must be improved, and others still need to be implemented in order to provide greater effectiveness in mitigating the evasion. In this regard, the educational product developed as a result of this research aims to support the implementation of the work of the Comissões de Permanência e Êxito and propose actions to minimize the occurrence of this phenomenon in the Technical Professional Educational of a High School Level, whether at Instituto Federal Goiano or in other institutions which compose the Professional and Technological Education network.
Keywords: Evasão escolar
Permanência e êxito
Educação Profissional e Tecnológica
School dropout
Permanence and success
Professional and Technological Education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2217
Issue Date: 27-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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