Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2215
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Mendonça, Fernanda Fátima Mendes
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelira Miranda Franco
Primeiro Membro da Banca: Borges, Ronaldo Elias
Segundo Membro da Banca: Felisberto, Layla Aparecida Rodrigues
Resumo: O presente estudo discorre sobre compreender as propostas curriculares na Educação Infantil e como é constituída a organização do trabalho pedagógico na perspectiva dos documentos oficiais e das legislações que regem os processos educacionais no âmbito brasileiro. Para tanto, objetiva compreender as possibilidades de organização do currículo na Educação Infantil por meio das concepções, princípios e diretrizes no âmbito nacional e regional. Entendemos que para o desenvolvimento integral da criança além de um ambiente rico de possibilidades e desafios, faz-se fundamental a utilização de referenciais curriculares com princípios e orientações pedagógicas que norteiam as práticas de profissionais dessa etapa da educação básica. Como percurso metodológico optamos por uma investigação qualitativa sob o viés da pesquisa bibliográfica e documental relacionados à construção do currículo destinado a Educação Infantil, amparada em autores como, Sacristán (2000), Silva (2019) e Ariès (2011), além da Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), Base Nacional Comum Curricular (2017). Em que pese a importância das propostas curriculares no âmbito Educação Infantil atentamos para ao currículo infantil, assim, os estudos realizados apontam para a necessidade do equilíbrio entre o cuidar, o educar para Educação Infantil pois como foi visto apesar das contribuições das pesquisas acadêmicas a realidade na Educação Infantil ainda apresenta inúmeros desafios nas propostas pedagógicas que visam o desenvolvimento integral da criança.
Abstract: This study discusses understanding the curricular proposals in early Childhood Education and how the organization of pedagogical work is constituted from the perspective of official documents and legislation that govern educational processes in the Brazilian context. Therefore, it aims to understand the possibilities of organizing the curriculum in early Childhood Education through conceptions, principles and guidelines at the national and regional levels. We understand that for the integral development of the child, in addition to an environment rich in possibilities and challenges, it is essential to use curricular references with principles and pedagogical guidelines that guide the practices of professionals at this stage of basic education. As a methodological path, we chose a qualitative investigation under the bias of bibliographic and documentary research related to the construction of the curriculum for Early Childhood Education, supported by authors such as Sacristán (2000), Silva (2019) and Ariès (2011), in addition to the Federal Constitution (1988), National Education Guidelines and Base Law (1996), National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2010), Common National Curriculum Base (2017). Despite the importance of curriculum proposals in early childhood education, we pay attention to the children's curriculum, thus, the studies carried out point to the need for a balance between caring and educating for early childhood education as it was seen despite the contributions of academic research to reality in early childhood education, it still presents numerous challenges in the pedagogical proposals that aim at the integral development of the child.
Palavras-chave: Educação Infantil. Currículo. BNCC.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2215
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fernanda Fátima Mendes Mendonça .pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Fernanda Fátima Mendes Mendonça1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.