Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelira Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.referee2Felisberto, Layla Aparecida Rodrigues-
dc.creatorMendonça, Fernanda Fátima Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2199214888385587pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T22:07:35Z-
dc.date.available2021-11-29-
dc.date.available2021-11-29T22:07:35Z-
dc.date.issued2021-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2215-
dc.description.abstractThis study discusses understanding the curricular proposals in early Childhood Education and how the organization of pedagogical work is constituted from the perspective of official documents and legislation that govern educational processes in the Brazilian context. Therefore, it aims to understand the possibilities of organizing the curriculum in early Childhood Education through conceptions, principles and guidelines at the national and regional levels. We understand that for the integral development of the child, in addition to an environment rich in possibilities and challenges, it is essential to use curricular references with principles and pedagogical guidelines that guide the practices of professionals at this stage of basic education. As a methodological path, we chose a qualitative investigation under the bias of bibliographic and documentary research related to the construction of the curriculum for Early Childhood Education, supported by authors such as Sacristán (2000), Silva (2019) and Ariès (2011), in addition to the Federal Constitution (1988), National Education Guidelines and Base Law (1996), National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2010), Common National Curriculum Base (2017). Despite the importance of curriculum proposals in early childhood education, we pay attention to the children's curriculum, thus, the studies carried out point to the need for a balance between caring and educating for early childhood education as it was seen despite the contributions of academic research to reality in early childhood education, it still presents numerous challenges in the pedagogical proposals that aim at the integral development of the child.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discorre sobre compreender as propostas curriculares na Educação Infantil e como é constituída a organização do trabalho pedagógico na perspectiva dos documentos oficiais e das legislações que regem os processos educacionais no âmbito brasileiro. Para tanto, objetiva compreender as possibilidades de organização do currículo na Educação Infantil por meio das concepções, princípios e diretrizes no âmbito nacional e regional. Entendemos que para o desenvolvimento integral da criança além de um ambiente rico de possibilidades e desafios, faz-se fundamental a utilização de referenciais curriculares com princípios e orientações pedagógicas que norteiam as práticas de profissionais dessa etapa da educação básica. Como percurso metodológico optamos por uma investigação qualitativa sob o viés da pesquisa bibliográfica e documental relacionados à construção do currículo destinado a Educação Infantil, amparada em autores como, Sacristán (2000), Silva (2019) e Ariès (2011), além da Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), Base Nacional Comum Curricular (2017). Em que pese a importância das propostas curriculares no âmbito Educação Infantil atentamos para ao currículo infantil, assim, os estudos realizados apontam para a necessidade do equilíbrio entre o cuidar, o educar para Educação Infantil pois como foi visto apesar das contribuições das pesquisas acadêmicas a realidade na Educação Infantil ainda apresenta inúmeros desafios nas propostas pedagógicas que visam o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Fátima Mendes Mendonça (fernanda.mendonca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T18:44:49Z No. of bitstreams: 1 TCC - Fernanda Fátima Mendes Mendonça .pdf: 1297666 bytes, checksum: 362ff3987d0debb6ff97add808fc19e1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T22:02:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Fernanda Fátima Mendes Mendonça .pdf: 1297666 bytes, checksum: 362ff3987d0debb6ff97add808fc19e1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T22:04:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Fernanda Fátima Mendes Mendonça .pdf: 1297666 bytes, checksum: 362ff3987d0debb6ff97add808fc19e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-29T22:07:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Fernanda Fátima Mendes Mendonça .pdf: 1297666 bytes, checksum: 362ff3987d0debb6ff97add808fc19e1 (MD5) Previous issue date: 2021-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Currículo. BNCC.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fernanda Fátima Mendes Mendonça .pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Fernanda Fátima Mendes Mendonça1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.