Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2206
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE NÚMERO NA ALFABETIZAÇÃO
Autor(es): Amaral, Lara Jordanna Cardoso de
Primeiro Orientador: Bomtempo, Kênia
Resumo: A matemática é uma ciência que visa representar a realidade por meio de conhecimentos e instrumentos matemáticos que permitam interpretar e criar significados ao que se estuda para a prática, desenvolver o raciocínio matemático conjuntamente com outras áreas para resolver problemas reais, participar na sociedade e interferir nela de maneira crítica, dinâmica e consciente, por meio da formação de cidadãos competentes. As competências de ler, escrever, comunicar, calcular, raciocinar e resolver problemas reais são muito exigidas na sociedade atual. No entanto, nem todos os alunos conseguem desenvolver tais competências no período adequado para a sua faixa etária ou nível escolar. Este trabalho tem como objetivo geral buscar, estudar, compreender e relatar as bases conceituais para reflexão considerando as concepções teóricas na compreensão da aprendizagem e desenvolvimento do conceito de número. Neste aspecto, aborda o trabalho de Piaget (1948) e de autores que se apoiam fortemente em suas ideias, objetivando compreender, como esse assunto é importante e como ele ainda parece novo, mesmo depois de tantos estudos. O conceito de número a ser desenvolvido pelas crianças, certamente é um dos mais elementares na alfabetização, pois esse conceito além de ser o mais elementar é também complexo e contribui com a estruturação de todo o estudo no campo da matemática. Sendo assim, este trabalho investigou de forma bibliográfica como autores abordam essa questão, partindo também do questionamento: o que é número? Como esse conceito é apreendido, aprendido, compreendido e desenvolvido segundo os pesquisadores da área. Para tanto, foi utilizado teóricos como: Kamii (1986), Nogueira (2011), Soares (2004), entre outros. Portanto, a escolha do assunto é de grande relevância para a formação do futuro pedagogo, pois ao alfabetizar em matemática, o professor precisa saber e conhecer principalmente como se dá o conceito de número, pois é necessário saber o que e como para que se ensine seu conceito.
Abstract: Mathematics is a science that aims to represent reality through knowledge and mathematical tools that allow interpreting and creating meanings to what is studied for practice, developing mathematical reasoning together with other areas to solve real problems, participate in society and interfere in it critically, dynamically and consciously, through the formation of competent citizens. The skills to read, write, communicate, calculate, reason and solve real problems are highly demanded in today's society. However, not all students are able to develop these skills in the appropriate period for their age group or school level. This work has as general objective to seek, study, understand and report the conceptual bases for reflection considering the theoretical conceptions in the understanding of learning and development of the concept of number. In this aspect, it addresses the work of Piaget (1948) and authors who rely heavily on his ideas, aiming to understand how important this subject is and how it still seems new, even after so many studies. The concept of number to be developed by children is certainly one of the most elementary in literacy, as this concept, in addition to being the most elementary, is also complex and contributes to the structuring of the entire study in the field of mathematics. Thus, this work investigated in a bibliographical way how authors approach this issue, also starting from the question: what is number? How this concept is apprehended, learned, understood and developed according to researchers in the area. For that, we used theorists such as: Kamii (1986), Nogueira (2011), Soares (2004), among others. Therefore, the choice of the subject is of great relevance for the formation of the future pedagogue, because to literate in mathematics, the teacher needs to know and know mainly how the concept of number occurs, as it is necessary to know what and how to teach your concept.
Palavras-chave: Conceito de número
Alfabetização
Alfabetização em matemática
Numeralização
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2206
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Lara Amaral.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.