Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2181
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O LETRAMENTO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es): Nunes, Sabrina Soares
Primeiro Orientador: Moura, Ilma Célia de Paiva
Primeiro Membro da Banca: Coelho, Dayanny Marins
Segundo Membro da Banca: Borges, Ronaldo Elias
Resumo: O presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos, com o intuito de buscar alternativas que possibilitem o ensino de Língua Portuguesa de forma satisfatória e produtiva para os alunos da EJA. Teve como objetivo auxiliar a formação continuada de professores para que promovam práticas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento do letramento por meio dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ênfase do letramento recai nas práticas que partam da realidade dos educandos e que auxiliem na formação de sua Autonomia. Para isso, é necessário que as aulas de Língua Portuguesa sejam fundamentalmente por meio dos gêneros textuais, atribuindo assim sentido e significado contextual para as diferentes situações de comunicação do aluno da EJA. Nesse movimento de ensino-aprendizagem, nosso trabalho pedagógico, pautou no discurso dos principais sujeitos envolvidos, professores e alunos, aproximando-os do ensino de gêneros textuais voltados à realidade vivenciada pelos discentes, tornando assim uma aprendizagem significativa que ensina ao adulto por meio de mecanismos que despertem o interesse e a aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. Desse modo, a escola promove um espaço de interação do aluno com a realidade social com o objetivo de trazer à tona a formação de indivíduos letrados, autônomos e capazes de compreender criticamente as realidades sociais. Palavras-chave: EJA. Gêneros Textuais. Letramento. Língua Portuguesa.
Abstract: The present work is the result of a bibliographical survey in books and scientific articles, in order to seek alternatives that enable the teaching of Portuguese Language in a satisfactory and productive way for EJA students. Its objective was to assist the continuing education of teachers to promote pedagogical practices that help in the development of literacy through textual genres in Portuguese Language classes in Youth and Adult Education (EJA). The emphasis of literacy falls on practices that depart from the students' reality and that help in the formation of their autonomy. For this, it is necessary that the Portuguese language classes are fundamentally through textual genres, thus attributing sense and contextual meaning to the different communication situations of the EJA student. In this teaching-learning movement, our pedagogical work was based on the discourse of the main subjects involved, teachers and students, bringing them closer to the teaching of textual genres focused on the reality experienced by students, thus making a meaningful learning experience that teaches adults through mechanisms that arouse interest and learning in Portuguese language classes. In this way, the school promotes a space for the student to interact with social reality with the aim of bringing to light the formation of literate, autonomous individuals capable of critically understanding social realities. Keywords: EJA. Textual genres. Literacy. Portuguese language.
Palavras-chave: EJA
Gêneros textuais
Letramento
Língua portuguesa
Textual genres
Literacy
Portuguese language
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2181
Data do documento: 20-Out-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_ Sabrina Soares Nunes.pdf890,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.