Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Ilma Célia de Paiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074864326169030pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Dayanny Marins-
dc.contributor.referee2Borges, Ronaldo Elias-
dc.creatorNunes, Sabrina Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7377285425574918pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-11T21:14:25Z-
dc.date.available2021-11-08-
dc.date.available2021-11-11T21:14:25Z-
dc.date.issued2021-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2181-
dc.description.abstractThe present work is the result of a bibliographical survey in books and scientific articles, in order to seek alternatives that enable the teaching of Portuguese Language in a satisfactory and productive way for EJA students. Its objective was to assist the continuing education of teachers to promote pedagogical practices that help in the development of literacy through textual genres in Portuguese Language classes in Youth and Adult Education (EJA). The emphasis of literacy falls on practices that depart from the students' reality and that help in the formation of their autonomy. For this, it is necessary that the Portuguese language classes are fundamentally through textual genres, thus attributing sense and contextual meaning to the different communication situations of the EJA student. In this teaching-learning movement, our pedagogical work was based on the discourse of the main subjects involved, teachers and students, bringing them closer to the teaching of textual genres focused on the reality experienced by students, thus making a meaningful learning experience that teaches adults through mechanisms that arouse interest and learning in Portuguese language classes. In this way, the school promotes a space for the student to interact with social reality with the aim of bringing to light the formation of literate, autonomous individuals capable of critically understanding social realities. Keywords: EJA. Textual genres. Literacy. Portuguese language.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos, com o intuito de buscar alternativas que possibilitem o ensino de Língua Portuguesa de forma satisfatória e produtiva para os alunos da EJA. Teve como objetivo auxiliar a formação continuada de professores para que promovam práticas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento do letramento por meio dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ênfase do letramento recai nas práticas que partam da realidade dos educandos e que auxiliem na formação de sua Autonomia. Para isso, é necessário que as aulas de Língua Portuguesa sejam fundamentalmente por meio dos gêneros textuais, atribuindo assim sentido e significado contextual para as diferentes situações de comunicação do aluno da EJA. Nesse movimento de ensino-aprendizagem, nosso trabalho pedagógico, pautou no discurso dos principais sujeitos envolvidos, professores e alunos, aproximando-os do ensino de gêneros textuais voltados à realidade vivenciada pelos discentes, tornando assim uma aprendizagem significativa que ensina ao adulto por meio de mecanismos que despertem o interesse e a aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. Desse modo, a escola promove um espaço de interação do aluno com a realidade social com o objetivo de trazer à tona a formação de indivíduos letrados, autônomos e capazes de compreender criticamente as realidades sociais. Palavras-chave: EJA. Gêneros Textuais. Letramento. Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sabrina Soares Nunes (sabrina.nunes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-11-08T23:10:46Z No. of bitstreams: 1 TCC. NUNES,Sabrina Soares.pdf: 528134 bytes, checksum: 98d51556d140be84ec56957919a842af (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Sabrina, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: A Ata de defesa (ou Folha de Aprovação) não foi anexada à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa. Assim que a ata de Defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf on 2021-11-09T21:31:37Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Sabrina Soares Nunes (sabrina.nunes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-11-10T23:57:14Z No. of bitstreams: 1 Tcc_ Sabrina Soares Nunes.pdf: 912261 bytes, checksum: 12586725d0415567b69a49d73b8dc3c2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-11T21:04:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc_ Sabrina Soares Nunes.pdf: 912261 bytes, checksum: 12586725d0415567b69a49d73b8dc3c2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-11T21:10:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc_ Sabrina Soares Nunes.pdf: 912261 bytes, checksum: 12586725d0415567b69a49d73b8dc3c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-11T21:14:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc_ Sabrina Soares Nunes.pdf: 912261 bytes, checksum: 12586725d0415567b69a49d73b8dc3c2 (MD5) Previous issue date: 2021-10-20en
dc.description.sponsorshipCapes/CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relationLivros e artigos científicospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O LETRAMENTO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_ Sabrina Soares Nunes.pdf890,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.