Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2180
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação continuada de professores em uma unidade de ensino da rede pública estadual no município de Santa Helena de Goiás-Goiás: resistência ou desafio?
Título(s) alternativo(s): Continuing education of teachers in a teaching unit of the state public network in the city of Santa Helena de Goiás-Goiás: resistance or challenge?
Autor(es): BERNADES, Cláudia Madeira
Primeiro Orientador: SILVA, Jesiel Souza
Segundo Orientador: DITOMASO, Aline
Primeiro Membro da Banca: SILVA, Jesiel Souza
Segundo Membro da Banca: DITOMASO, Aline
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer as principais interferências na formação continuada dos professores a partir das percepções dos professores da Unidade de Ensino da Rede Públi-ca Estadual do município de Santa Helena de Goiás – Goiás. Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos para este trabalho: a) enumerar as participações em formações continuadas dos professores da Unidade Escolar da Rede de Ensino Público Estadual durante os anos de 2018 e 2019; b)identificar a situação da carga horária do docente na escola e a sua relação com a formação continuada; c) verificar a participação dos docentes em formação dos docentes em formação continuada oferecida por outras instituições. No que se refere aos pro-cedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem quantitativa, realizada com 24 professores. Os dados coletados através de questio-nário foram sistematizados e analisados de acordo com uma abordagem quantitativa, que nos possibilitou considerar que a formação continuada é um desafio pois depende de fatores ora relacionados ao professor como a rotina intensa com carga horária alta, ausência de valorização salarial e social; e, elementos externos ao professor como a ausência de formação continuada oferecida pela Secretaria de Estado da Educação.
Abstract: This work aims to know the main interferences in the continuing education of teachers from the perceptions of teachers from the Teaching Unit of the State Public Network in the municipality of Santa Helena de Goiás – Goiás. For this, the following specific objectives were established for this work: a) enumerate the participation in continuing education of teachers from the School Unit of the State Public Education Network during the years 2018 and 2019; b) identify the situation of the teacher's workload at the school and its relationship with continuing education; c) verify the participation of teachers in training of teachers in continuing education offered by other institutions. With regard to methodological procedures, this is an exploratory field research with a quantitative approach, carried out with 24 teachers. The data collected through a questionnaire were systematized and analyzed according to a quantitative approach, which allowed us to consider that continuing education is a challenge because it depends on factors related to the teacher, such as intense routine with high workload, lack of salary appreciation and Social; and, elements external to the teacher such as the lack of continuing education offered by the State Department of Education.
Palavras-chave: Formação continuada
Docência
Práticas Educativas
Área do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: Bernardes, Cláudia Madeira. Formação continuada de professores em uma unidade de ensino da rede pública estadual no município de Santa Helena de Goiás-Goiás: resistência ou desafio? / Cláudia Madeira Bernardes; orientador: Jesiel Souza Silva; coorientador: Aline Ditomaso. Rio Verde, 2021. 36 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data do documento: 7-Out-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Cláudia.pdfArtigo Cláudia435,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.