Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2177
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A PRESENÇA DA POESIA INFANTIL NO LIVRO DIDÁTICO DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): BARROS, MEIRES FERREIRA DE
Primeiro Orientador: BORGES, RONALDO ELIAS
Primeiro Membro da Banca: MOURA, ILMA CÉLIA DE PAIVA
Segundo Membro da Banca: SILVA, SIDNEY DE SOUZA
Resumo: A formação do hábito de ler, desde a infância, proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Por meio da leitura, é possível formar cidadãos críticos e aptos a exercer plenamente a cidadania. A poesia, com todas as suas estruturas e elementos, possibilita entradas para o que é diferente, para o mundo mágico e ao mesmo tempo real. É um gênero que desencadeia emoções, interfere no imaginário do aluno e o faz perceber a realidade em suas muitas dimensões, tornando a leitura mais agradável e prazerosa. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo compreender como a poesia é apresentada e quais sequências pedagógicas são propostas pelo livro didático para a abordagem com as crianças. Para isso, utilizaremos como aporte teórico, principalmente, os trabalhos de Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) e Rangel (2009). O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo apresentado no primeiro o conceito, o ensino e a facilitação da leitura. O segundo capítulo discorre sobre as diretrizes oficiais para a formação de leitores. O terceiro discute o papel do professor na formação de leitores. Finalizando a pesquisa, o quarto capítulo apresentaremos a análise de um livro didático, além de algumas sugestões para o melhor aproveitamento do material produzido por essa pesquisa, de atividades com textos poéticos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: The formation of the habit of reading, from childhood, provides numerous benefits for child development. Through reading, it is possible to form critical citizens able to fully exercise citizenship. Poetry, with all its structures and elements, allows entrances to what is different, to the magical world and at the same time real. It is a genre that triggers emotions, stirs the student's imagination and makes them realize reality in its many dimensions, making everything more pleasant and pleasurable. This bibliographical research aims to understand how poetry is presented and what didactic means are proposed by the textbook for its treatment with children. For this, we will use as theoretical support, mainly, the works of Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) and Rangel (2009). The work is divided into four chapters, with the concept, teaching and reading facilitation being presented in the first. The second chapter discusses the official guidelines for the formation of readers. The third discusses the teacher's role in the formation of readers. Finalizing the research, the fourth chapter will present the analysis of a textbook, as well as some suggestions for the better use of this material and for the development of activities with poetic texts in Kindergarten and in the Early Years of Elementary School.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Leitura
Poesia
Formação de Leitores
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2177
Data do documento: 26-Out-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MEIRES - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - 09 11 2021 COM TCAE.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.