Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BORGES, RONALDO ELIAS-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, ILMA CÉLIA DE PAIVA-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074864326169030pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, SIDNEY DE SOUZA-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865355881753958pt_BR
dc.creatorBARROS, MEIRES FERREIRA DE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8940579356288974pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-09T21:00:51Z-
dc.date.available2021-11-05-
dc.date.available2021-11-09T21:00:51Z-
dc.date.issued2021-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2177-
dc.description.abstractThe formation of the habit of reading, from childhood, provides numerous benefits for child development. Through reading, it is possible to form critical citizens able to fully exercise citizenship. Poetry, with all its structures and elements, allows entrances to what is different, to the magical world and at the same time real. It is a genre that triggers emotions, stirs the student's imagination and makes them realize reality in its many dimensions, making everything more pleasant and pleasurable. This bibliographical research aims to understand how poetry is presented and what didactic means are proposed by the textbook for its treatment with children. For this, we will use as theoretical support, mainly, the works of Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) and Rangel (2009). The work is divided into four chapters, with the concept, teaching and reading facilitation being presented in the first. The second chapter discusses the official guidelines for the formation of readers. The third discusses the teacher's role in the formation of readers. Finalizing the research, the fourth chapter will present the analysis of a textbook, as well as some suggestions for the better use of this material and for the development of activities with poetic texts in Kindergarten and in the Early Years of Elementary School.pt_BR
dc.description.resumoA formação do hábito de ler, desde a infância, proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Por meio da leitura, é possível formar cidadãos críticos e aptos a exercer plenamente a cidadania. A poesia, com todas as suas estruturas e elementos, possibilita entradas para o que é diferente, para o mundo mágico e ao mesmo tempo real. É um gênero que desencadeia emoções, interfere no imaginário do aluno e o faz perceber a realidade em suas muitas dimensões, tornando a leitura mais agradável e prazerosa. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo compreender como a poesia é apresentada e quais sequências pedagógicas são propostas pelo livro didático para a abordagem com as crianças. Para isso, utilizaremos como aporte teórico, principalmente, os trabalhos de Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) e Rangel (2009). O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo apresentado no primeiro o conceito, o ensino e a facilitação da leitura. O segundo capítulo discorre sobre as diretrizes oficiais para a formação de leitores. O terceiro discute o papel do professor na formação de leitores. Finalizando a pesquisa, o quarto capítulo apresentaremos a análise de um livro didático, além de algumas sugestões para o melhor aproveitamento do material produzido por essa pesquisa, de atividades com textos poéticos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meires Ferreira de Barros (2015204221310021@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-05T22:31:06Z No. of bitstreams: 1 TCC MEIRES - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - 05 11 2021.pdf: 2231778 bytes, checksum: d5caba0272fa72f79442a97c691e521c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Meires, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-11-08T02:00:56Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Meires Ferreira de Barros (2015204221310021@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-09T14:17:06Z No. of bitstreams: 1 TCC MEIRES - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - 09 11 2021 COM TCAE.pdf: 2479173 bytes, checksum: eb4bc492e43a0bdebf4bf07cb477f035 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-09T20:54:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MEIRES - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - 09 11 2021 COM TCAE.pdf: 2479173 bytes, checksum: eb4bc492e43a0bdebf4bf07cb477f035 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-09T20:58:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MEIRES - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - 09 11 2021 COM TCAE.pdf: 2479173 bytes, checksum: eb4bc492e43a0bdebf4bf07cb477f035 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T21:00:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MEIRES - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - 09 11 2021 COM TCAE.pdf: 2479173 bytes, checksum: eb4bc492e43a0bdebf4bf07cb477f035 (MD5) Previous issue date: 2021-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA PRESENÇA DA POESIA INFANTIL NO LIVRO DIDÁTICO DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MEIRES - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - 09 11 2021 COM TCAE.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.