Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2177
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A PRESENÇA DA POESIA INFANTIL NO LIVRO DIDÁTICO DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: BARROS, MEIRES FERREIRA DE
metadata.dc.contributor.advisor1: BORGES, RONALDO ELIAS
metadata.dc.contributor.referee1: MOURA, ILMA CÉLIA DE PAIVA
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, SIDNEY DE SOUZA
metadata.dc.description.resumo: A formação do hábito de ler, desde a infância, proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Por meio da leitura, é possível formar cidadãos críticos e aptos a exercer plenamente a cidadania. A poesia, com todas as suas estruturas e elementos, possibilita entradas para o que é diferente, para o mundo mágico e ao mesmo tempo real. É um gênero que desencadeia emoções, interfere no imaginário do aluno e o faz perceber a realidade em suas muitas dimensões, tornando a leitura mais agradável e prazerosa. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo compreender como a poesia é apresentada e quais sequências pedagógicas são propostas pelo livro didático para a abordagem com as crianças. Para isso, utilizaremos como aporte teórico, principalmente, os trabalhos de Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) e Rangel (2009). O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo apresentado no primeiro o conceito, o ensino e a facilitação da leitura. O segundo capítulo discorre sobre as diretrizes oficiais para a formação de leitores. O terceiro discute o papel do professor na formação de leitores. Finalizando a pesquisa, o quarto capítulo apresentaremos a análise de um livro didático, além de algumas sugestões para o melhor aproveitamento do material produzido por essa pesquisa, de atividades com textos poéticos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: The formation of the habit of reading, from childhood, provides numerous benefits for child development. Through reading, it is possible to form critical citizens able to fully exercise citizenship. Poetry, with all its structures and elements, allows entrances to what is different, to the magical world and at the same time real. It is a genre that triggers emotions, stirs the student's imagination and makes them realize reality in its many dimensions, making everything more pleasant and pleasurable. This bibliographical research aims to understand how poetry is presented and what didactic means are proposed by the textbook for its treatment with children. For this, we will use as theoretical support, mainly, the works of Abramovich (1993), Cademartori (1987), Claret (2013), Ferrarezi Júnior (2017), Martins (2012), Soares (2014) and Rangel (2009). The work is divided into four chapters, with the concept, teaching and reading facilitation being presented in the first. The second chapter discusses the official guidelines for the formation of readers. The third discusses the teacher's role in the formation of readers. Finalizing the research, the fourth chapter will present the analysis of a textbook, as well as some suggestions for the better use of this material and for the development of activities with poetic texts in Kindergarten and in the Early Years of Elementary School.
Keywords: Literatura Infantil
Leitura
Poesia
Formação de Leitores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2177
Issue Date: 26-Oct-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MEIRES - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - 09 11 2021 COM TCAE.pdf2,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.