Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2176
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A LITERATURA INFANTIL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Sousa, Françoise Bento de
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Primeiro Membro da Banca: Moura, Ilma Célia de Paiva
Segundo Membro da Banca: Silva, Sidney de Souza
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir aspectos ligados à alteridade e às diferenças, amalgamadas às literaturas e/ou livros didáticos direcionados à educação infantil. Não obstante, pretende-se também, refletir sobre as práticas pedagógicas na garantia da heterogeneidade na inclusão e na diversidade. Procurou-se por meio de pesquisas bibliográficas, livros e trabalhos acadêmicos, considerações acerca da reflexão sobre o uso da literatura infantil/livros literários, como prática pedagógica e a inserção nas discussões sobre temáticas que giram em torno dos aspectos inclusivos e de integração. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo que pretende apresentar a importância da leitura no processo de ensino e de aprendizagem, pois traz consigo relevantes benefícios para a aprendizagem das crianças e na relação com a representação e afetividade.
Abstract: This paper aims to discuss aspects related to alterity and its differences, amalgamated with literature and/or textbooks aimed at early childhood education. Nevertheless, it is also intended to reflect on pedagogical practices in guaranteeing heterogeneity in inclusion and diversity. Through bibliographical research, books and academic papers, considerations about the reflection on the use of children's literature/literary books, as a pedagogical practice and their insertion in discussions on themes that revolve around the inclusive and integration aspects, were sought. . This is a descriptive, qualitative study that tends to show the importance of reading in the teaching-learning process, as it brings relevant benefits in children's learning and in the relationship with representation and affectivity.
Palavras-chave: Literatura infantil
Diversidade e inclusão
Práticas pedagógicas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2176
Data do documento: 27-Out-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - FRANÇOISE - 09 11 2021 - com TCAE.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.