Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2176
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A LITERATURA INFANTIL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Sousa, Françoise Bento de |
Primeiro Orientador: | Borges, Ronaldo Elias |
Primeiro Membro da Banca: | Moura, Ilma Célia de Paiva |
Segundo Membro da Banca: | Silva, Sidney de Souza |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discutir aspectos ligados à alteridade e às diferenças, amalgamadas às literaturas e/ou livros didáticos direcionados à educação infantil. Não obstante, pretende-se também, refletir sobre as práticas pedagógicas na garantia da heterogeneidade na inclusão e na diversidade. Procurou-se por meio de pesquisas bibliográficas, livros e trabalhos acadêmicos, considerações acerca da reflexão sobre o uso da literatura infantil/livros literários, como prática pedagógica e a inserção nas discussões sobre temáticas que giram em torno dos aspectos inclusivos e de integração. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo que pretende apresentar a importância da leitura no processo de ensino e de aprendizagem, pois traz consigo relevantes benefícios para a aprendizagem das crianças e na relação com a representação e afetividade. |
Abstract: | This paper aims to discuss aspects related to alterity and its differences, amalgamated with literature and/or textbooks aimed at early childhood education. Nevertheless, it is also intended to reflect on pedagogical practices in guaranteeing heterogeneity in inclusion and diversity. Through bibliographical research, books and academic papers, considerations about the reflection on the use of children's literature/literary books, as a pedagogical practice and their insertion in discussions on themes that revolve around the inclusive and integration aspects, were sought. . This is a descriptive, qualitative study that tends to show the importance of reading in the teaching-learning process, as it brings relevant benefits in children's learning and in the relationship with representation and affectivity. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Diversidade e inclusão Práticas pedagógicas |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2176 |
Data do documento: | 27-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - FRANÇOISE - 09 11 2021 - com TCAE.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.