Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2176
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A LITERATURA INFANTIL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Sousa, Françoise Bento de
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Ronaldo Elias
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Ilma Célia de Paiva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sidney de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir aspectos ligados à alteridade e às diferenças, amalgamadas às literaturas e/ou livros didáticos direcionados à educação infantil. Não obstante, pretende-se também, refletir sobre as práticas pedagógicas na garantia da heterogeneidade na inclusão e na diversidade. Procurou-se por meio de pesquisas bibliográficas, livros e trabalhos acadêmicos, considerações acerca da reflexão sobre o uso da literatura infantil/livros literários, como prática pedagógica e a inserção nas discussões sobre temáticas que giram em torno dos aspectos inclusivos e de integração. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo que pretende apresentar a importância da leitura no processo de ensino e de aprendizagem, pois traz consigo relevantes benefícios para a aprendizagem das crianças e na relação com a representação e afetividade.
Abstract: This paper aims to discuss aspects related to alterity and its differences, amalgamated with literature and/or textbooks aimed at early childhood education. Nevertheless, it is also intended to reflect on pedagogical practices in guaranteeing heterogeneity in inclusion and diversity. Through bibliographical research, books and academic papers, considerations about the reflection on the use of children's literature/literary books, as a pedagogical practice and their insertion in discussions on themes that revolve around the inclusive and integration aspects, were sought. . This is a descriptive, qualitative study that tends to show the importance of reading in the teaching-learning process, as it brings relevant benefits in children's learning and in the relationship with representation and affectivity.
Keywords: Literatura infantil
Diversidade e inclusão
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2176
Issue Date: 27-Oct-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - FRANÇOISE - 09 11 2021 - com TCAE.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.