Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Ronaldo Elias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9774059000739053 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ilma Célia de Paiva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1074864326169030 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Sidney de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0865355881753958 | pt_BR |
dc.creator | Sousa, Françoise Bento de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2278578057957750 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-09T20:34:48Z | - |
dc.date.available | 2021-11-06 | - |
dc.date.available | 2021-11-09T20:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2176 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to discuss aspects related to alterity and its differences, amalgamated with literature and/or textbooks aimed at early childhood education. Nevertheless, it is also intended to reflect on pedagogical practices in guaranteeing heterogeneity in inclusion and diversity. Through bibliographical research, books and academic papers, considerations about the reflection on the use of children's literature/literary books, as a pedagogical practice and their insertion in discussions on themes that revolve around the inclusive and integration aspects, were sought. . This is a descriptive, qualitative study that tends to show the importance of reading in the teaching-learning process, as it brings relevant benefits in children's learning and in the relationship with representation and affectivity. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo discutir aspectos ligados à alteridade e às diferenças, amalgamadas às literaturas e/ou livros didáticos direcionados à educação infantil. Não obstante, pretende-se também, refletir sobre as práticas pedagógicas na garantia da heterogeneidade na inclusão e na diversidade. Procurou-se por meio de pesquisas bibliográficas, livros e trabalhos acadêmicos, considerações acerca da reflexão sobre o uso da literatura infantil/livros literários, como prática pedagógica e a inserção nas discussões sobre temáticas que giram em torno dos aspectos inclusivos e de integração. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo que pretende apresentar a importância da leitura no processo de ensino e de aprendizagem, pois traz consigo relevantes benefícios para a aprendizagem das crianças e na relação com a representação e afetividade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Françoise Bento de Sousa (2016104221310152@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-06T22:00:07Z No. of bitstreams: 1 TCC - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - FRANÇOISE - 06 11 2021.pdf: 1377139 bytes, checksum: 99eaa45a4ddca5438f429bcf6f102b55 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada FRANÇOISE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-11-08T02:16:02Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Françoise Bento de Sousa (2016104221310152@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-09T14:21:46Z No. of bitstreams: 1 TCC - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - FRANÇOISE - 09 11 2021 - com TCAE.pdf: 1625980 bytes, checksum: 62d8f4d3544bb927626cfeec32db59f0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-09T20:22:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - FRANÇOISE - 09 11 2021 - com TCAE.pdf: 1625980 bytes, checksum: 62d8f4d3544bb927626cfeec32db59f0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-09T20:27:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - FRANÇOISE - 09 11 2021 - com TCAE.pdf: 1625980 bytes, checksum: 62d8f4d3544bb927626cfeec32db59f0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-09T20:34:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - FRANÇOISE - 09 11 2021 - com TCAE.pdf: 1625980 bytes, checksum: 62d8f4d3544bb927626cfeec32db59f0 (MD5) Previous issue date: 2021-10-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Diversidade e inclusão | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | A LITERATURA INFANTIL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - VERSÃO FINAL PARA DEPÓSITO - FRANÇOISE - 09 11 2021 - com TCAE.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.