Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2170
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE SAZONAL DA ENTOMOFAUNA PRESENTE EM ÁREA DE BARU (Dipteryx alata)
Autor(es): Luiz, Isabela Alves
Primeiro Orientador: Gontijo, Pablo da Costa
Primeiro Membro da Banca: Silva, Fernando Higino de Lima
Segundo Membro da Banca: Silveira, Lília Cristina Alves
Resumo: O Baru é uma árvore frutífera nativa do Cerrado que tem sido explorada de modo extrativista, sendo utilizada como fonte complementar de renda familiar. Entretanto, não há informações sobre a entomofauna presente em área de Baru. Sendo assim, o presente trabalho objetivou realizar análise faunística da entomofauna presente em área de Baru nos períodos de inverno e primavera. O trabalho foi conduzido no Banco de Germoplasma ex situ de Frutíferas do Cerrado do IF Goiano campus Rio Verde. Os artrópodes foram coletados utilizando armadilhas Sticky e Moericke traps. Os artrópodes coletados foram separados em morfoespécies e submetidos a análise faunística e de diversidade. O total de indivíduos coletadas na área de Baru usando armadilha de Stricky trap no período do inverno foi de 713 artrópodes, distribuídos em 74 morfoespécies, enquanto na armadilha Moericke traps foram coletados 5211 artrópodes, distribuídos em 147 morfoespécies de dez ordens. Nas coletas realizadas no período da primavera, o total de indivíduos coletados foram de 1235 e 6160 artrópodes nas armadilhas de Sticky e Moericke traps, respectivamente. Como os resultados do presente estudo podemos concluir que a comunidade de artrópodes presentes em área de Baru é influenciada pela época do ano (inverno e primavera).
Abstract: O Baru é uma árvore frutífera nativa do Cerrado que tem sido explorada de modo extrativista, sendo utilizada como fonte complementar de renda familiar. Entretanto, não há informações sobre a entomofauna presente em área de Baru. Sendo assim, o presente trabalho objetivou realizar análise faunística da entomofauna presente em área de Baru nos períodos de inverno e primavera. O trabalho foi conduzido no Banco de Germoplasma ex situ de Frutíferas do Cerrado do IF Goiano campus Rio Verde. Os artrópodes foram coletados utilizando armadilhas Sticky e Moericke traps. Os artrópodes coletados foram separados em morfoespécies e submetidos a análise faunística e de diversidade. O total de indivíduos coletadas na área de Baru usando armadilha de Stricky trap no período do inverno foi de 713 artrópodes, distribuídos em 74 morfoespécies, enquanto na armadilha Moericke traps foram coletados 5211 artrópodes, distribuídos em 147 morfoespécies de dez ordens. Nas coletas realizadas no período da primavera, o total de indivíduos coletados foram de 1235 e 6160 artrópodes nas armadilhas de Sticky e Moericke traps, respectivamente. Como os resultados do presente estudo podemos concluir que a comunidade de artrópodes presentes em área de Baru é influenciada pela época do ano (inverno e primavera).
Palavras-chave: Análise faunística, índices de diversidade, artrópodes, plantas do cerrado
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOSSANIDADE::ENTOMOLOGIA AGRICOLA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2170
Data do documento: 28-Out-2021
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isabela Alves Luiz.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização publicação TC - Isabela Alves Luiz.pdf158,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador