Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Fabiano Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3552475019817342 | pt_BR |
dc.creator | Costa, Leidiane Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5680399476033977 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-25T10:52:56Z | - |
dc.date.available | 2021-10-25 | - |
dc.date.available | 2021-10-25T10:52:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2149 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo trata-se de um relato, cujo objetivo revisar e aprofundar conhecimentos sobre frações. Dentre eles, foram escolhidos a História da Matemática, o conceito de frações, a resolução de problemas e o uso de jogos. Neste sentido, o trabalho foi feito uma pesquisa de campo com execução de aulas utilizando tais caminhos para ministrar o conteúdo mencionado em uma turma do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campos Belos – GO no Colégio Estadual Mariano Barbosa Júnior. A escolha da pesquisa deu-se pelo fato de que apesar da importância e do uso de certos conteúdos matemáticos muitos alunos não conseguem compreendê-los criando assim um receio. Para verificar qual a melhor maneira de se utilizar a resolução de problemas em sala de aula, para que este método venha a estimular a curiosidade dos estudantes, desenvolvendo assim o intelectual dos mesmos. Identificar procedimentos sobre o modo como os estudantes resolvem cada uma das tarefas e possíveis dificuldades no processo e solução. O resultado do presente estudo mostrou-se bastante profícuo, especialmente porque coloca ao professor o desafio de elaborar atividades pensando nas diferentes perspectivas que um dado conceito contempla, e ao estudante, o papel de agente ativo no processo de aprendizagem. Assim, tem-se mais uma possibilidade metodológica para o ensino de frações. Partindo-se de uma experiência exitosa em uma escola pública da cidade de Campos Belos - GO, propõe-se abordar o ensino de frações e vivenciar metodologias discutindo e relatando experiência vivenciada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leidiane Gomes da Costa (2019106301140027@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-23T00:49:18Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO_3_corrigido_2_(1)[1].pdf: 443235 bytes, checksum: 2b1807b24956753ec89b67772471836a (MD5) Tcae_assinado[1].pdf: 307738 bytes, checksum: c25affe46ba59be22cdcc95e80e45515 (MD5) Ata_defesa_(Leidiane_2021)[1].pdf: 222424 bytes, checksum: 1837501fc080946343c2f5abc8c4517a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-25T10:52:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO_3_corrigido_2_(1)[1].pdf: 443235 bytes, checksum: 2b1807b24956753ec89b67772471836a (MD5) Tcae_assinado[1].pdf: 307738 bytes, checksum: c25affe46ba59be22cdcc95e80e45515 (MD5) Ata_defesa_(Leidiane_2021)[1].pdf: 222424 bytes, checksum: 1837501fc080946343c2f5abc8c4517a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-25T10:52:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO_3_corrigido_2_(1)[1].pdf: 443235 bytes, checksum: 2b1807b24956753ec89b67772471836a (MD5) Tcae_assinado[1].pdf: 307738 bytes, checksum: c25affe46ba59be22cdcc95e80e45515 (MD5) Ata_defesa_(Leidiane_2021)[1].pdf: 222424 bytes, checksum: 1837501fc080946343c2f5abc8c4517a (MD5) Previous issue date: 2021-09-17 | en |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia. Frações. Ensino-aprendizagem de matemática. 6º. ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FRAÇÕES NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_3_corrigido_2_(1)[1].pdf | 432,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Tcae_assinado[1].pdf | 300,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata_defesa_(Leidiane_2021)[1].pdf | 217,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.