Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, Fabiano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3552475019817342pt_BR
dc.creatorCosta, Leidiane Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5680399476033977pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-25T10:52:56Z-
dc.date.available2021-10-25-
dc.date.available2021-10-25T10:52:56Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2149-
dc.description.resumoO presente artigo trata-se de um relato, cujo objetivo revisar e aprofundar conhecimentos sobre frações. Dentre eles, foram escolhidos a História da Matemática, o conceito de frações, a resolução de problemas e o uso de jogos. Neste sentido, o trabalho foi feito uma pesquisa de campo com execução de aulas utilizando tais caminhos para ministrar o conteúdo mencionado em uma turma do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campos Belos – GO no Colégio Estadual Mariano Barbosa Júnior. A escolha da pesquisa deu-se pelo fato de que apesar da importância e do uso de certos conteúdos matemáticos muitos alunos não conseguem compreendê-los criando assim um receio. Para verificar qual a melhor maneira de se utilizar a resolução de problemas em sala de aula, para que este método venha a estimular a curiosidade dos estudantes, desenvolvendo assim o intelectual dos mesmos. Identificar procedimentos sobre o modo como os estudantes resolvem cada uma das tarefas e possíveis dificuldades no processo e solução. O resultado do presente estudo mostrou-se bastante profícuo, especialmente porque coloca ao professor o desafio de elaborar atividades pensando nas diferentes perspectivas que um dado conceito contempla, e ao estudante, o papel de agente ativo no processo de aprendizagem. Assim, tem-se mais uma possibilidade metodológica para o ensino de frações. Partindo-se de uma experiência exitosa em uma escola pública da cidade de Campos Belos - GO, propõe-se abordar o ensino de frações e vivenciar metodologias discutindo e relatando experiência vivenciada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leidiane Gomes da Costa (2019106301140027@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-23T00:49:18Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO_3_corrigido_2_(1)[1].pdf: 443235 bytes, checksum: 2b1807b24956753ec89b67772471836a (MD5) Tcae_assinado[1].pdf: 307738 bytes, checksum: c25affe46ba59be22cdcc95e80e45515 (MD5) Ata_defesa_(Leidiane_2021)[1].pdf: 222424 bytes, checksum: 1837501fc080946343c2f5abc8c4517a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-25T10:52:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO_3_corrigido_2_(1)[1].pdf: 443235 bytes, checksum: 2b1807b24956753ec89b67772471836a (MD5) Tcae_assinado[1].pdf: 307738 bytes, checksum: c25affe46ba59be22cdcc95e80e45515 (MD5) Ata_defesa_(Leidiane_2021)[1].pdf: 222424 bytes, checksum: 1837501fc080946343c2f5abc8c4517a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-25T10:52:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO_3_corrigido_2_(1)[1].pdf: 443235 bytes, checksum: 2b1807b24956753ec89b67772471836a (MD5) Tcae_assinado[1].pdf: 307738 bytes, checksum: c25affe46ba59be22cdcc95e80e45515 (MD5) Ata_defesa_(Leidiane_2021)[1].pdf: 222424 bytes, checksum: 1837501fc080946343c2f5abc8c4517a (MD5) Previous issue date: 2021-09-17en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia. Frações. Ensino-aprendizagem de matemática. 6º. ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FRAÇÕES NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_3_corrigido_2_(1)[1].pdf432,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tcae_assinado[1].pdf300,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata_defesa_(Leidiane_2021)[1].pdf217,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.