Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2138
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DA DEFICIÊNCIA EM CRIANÇAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA
metadata.dc.creator: Silva, Kátia Sueide Goulart da
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Ronaldo Elias
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Ilma Célia de Paiva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sidney de Souza
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a representação literária da deficiência em crianças, como instrumento de inclusão em sala de aula. Para que possamos atingir este objetivo, em um primeiro momento, utilizamos, como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica em torno de questões relacionadas a inclusão escolar e literatura infantil, em um segundo momento, fizemos a análise de livros literários voltados para o público infantil. As diretrizes oficiais para a educação inclusiva percorreram e têm percorrido um caminho que aos poucos foi regulamentado e amparado por leis, decretos e portarias. A Literatura Infantil vem com o passar dos tempos se transformando em um instrumento de grande importância para a formação e desenvolvimento das crianças. Ela tem um grande significado nesse desenvolvimento, pois a leitura de histórias influencia alguns aspectos da educação como afetividade, sensibilidade, compreensão, inteligência e respeito. Sua utilização em sala de aula contribui no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sobre a diversidade, atendendo a todos os alunos independentes de suas características pessoais. Ao trabalhar a literatura como uma possibilidade de inclusão, estamos oportunizando aos nossos educandos a formação de pessoas desprovidas de preconceitos e abertos às diferenças.
Abstract: This research aims to analyze the literary representation of disability in children as an instrument of inclusion in the classroom. So that we could achieve this goal, we used, at first, as a methodological resource the bibliographical research on issues related to school inclusion and Children's Literature, at a second moment, we analyzed literary books aimed at children. The official guidelines for inclusive education have traveled and have followed a path that was gradually regulated and supported by laws, decrees and ordinances. Children's Literature has, over time, become an instrument of great importance for the education and development of children. It has great significance in this development, as reading stories influences all aspects of education such as affection, sensitivity, understanding, intelligence and respect. Its use in the classroom contributes to the teaching-learning process, aiming to reflect on diversity, serving all students regardless of their personal characteristics. By working literature as a possibility for inclusion, we are providing our students with opportunities to train people devoid of prejudice and open to differences.
Keywords: Literatura Infantil
Inclusão
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2138
Issue Date: 6-Aug-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Kátia Sueide Goulart da Silva.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.