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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2138
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DA DEFICIÊNCIA EM CRIANÇAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA |
Autor(es): | Silva, Kátia Sueide Goulart da |
Primeiro Orientador: | Borges, Ronaldo Elias |
Primeiro Membro da Banca: | Moura, Ilma Célia de Paiva |
Segundo Membro da Banca: | Silva, Sidney de Souza |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a representação literária da deficiência em crianças, como instrumento de inclusão em sala de aula. Para que possamos atingir este objetivo, em um primeiro momento, utilizamos, como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica em torno de questões relacionadas a inclusão escolar e literatura infantil, em um segundo momento, fizemos a análise de livros literários voltados para o público infantil. As diretrizes oficiais para a educação inclusiva percorreram e têm percorrido um caminho que aos poucos foi regulamentado e amparado por leis, decretos e portarias. A Literatura Infantil vem com o passar dos tempos se transformando em um instrumento de grande importância para a formação e desenvolvimento das crianças. Ela tem um grande significado nesse desenvolvimento, pois a leitura de histórias influencia alguns aspectos da educação como afetividade, sensibilidade, compreensão, inteligência e respeito. Sua utilização em sala de aula contribui no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sobre a diversidade, atendendo a todos os alunos independentes de suas características pessoais. Ao trabalhar a literatura como uma possibilidade de inclusão, estamos oportunizando aos nossos educandos a formação de pessoas desprovidas de preconceitos e abertos às diferenças. |
Abstract: | This research aims to analyze the literary representation of disability in children as an instrument of inclusion in the classroom. So that we could achieve this goal, we used, at first, as a methodological resource the bibliographical research on issues related to school inclusion and Children's Literature, at a second moment, we analyzed literary books aimed at children. The official guidelines for inclusive education have traveled and have followed a path that was gradually regulated and supported by laws, decrees and ordinances. Children's Literature has, over time, become an instrument of great importance for the education and development of children. It has great significance in this development, as reading stories influences all aspects of education such as affection, sensitivity, understanding, intelligence and respect. Its use in the classroom contributes to the teaching-learning process, aiming to reflect on diversity, serving all students regardless of their personal characteristics. By working literature as a possibility for inclusion, we are providing our students with opportunities to train people devoid of prejudice and open to differences. |
Palavras-chave: | Literatura Infantil Inclusão Educação |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2138 |
Data do documento: | 6-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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