Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ilma Célia de Paiva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074864326169030pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Sidney de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865355881753958pt_BR
dc.creatorSilva, Kátia Sueide Goulart da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202638025515025pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-13T18:41:21Z-
dc.date.available2021-10-13T18:41:21Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2138-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the literary representation of disability in children as an instrument of inclusion in the classroom. So that we could achieve this goal, we used, at first, as a methodological resource the bibliographical research on issues related to school inclusion and Children's Literature, at a second moment, we analyzed literary books aimed at children. The official guidelines for inclusive education have traveled and have followed a path that was gradually regulated and supported by laws, decrees and ordinances. Children's Literature has, over time, become an instrument of great importance for the education and development of children. It has great significance in this development, as reading stories influences all aspects of education such as affection, sensitivity, understanding, intelligence and respect. Its use in the classroom contributes to the teaching-learning process, aiming to reflect on diversity, serving all students regardless of their personal characteristics. By working literature as a possibility for inclusion, we are providing our students with opportunities to train people devoid of prejudice and open to differences.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de analisar a representação literária da deficiência em crianças, como instrumento de inclusão em sala de aula. Para que possamos atingir este objetivo, em um primeiro momento, utilizamos, como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica em torno de questões relacionadas a inclusão escolar e literatura infantil, em um segundo momento, fizemos a análise de livros literários voltados para o público infantil. As diretrizes oficiais para a educação inclusiva percorreram e têm percorrido um caminho que aos poucos foi regulamentado e amparado por leis, decretos e portarias. A Literatura Infantil vem com o passar dos tempos se transformando em um instrumento de grande importância para a formação e desenvolvimento das crianças. Ela tem um grande significado nesse desenvolvimento, pois a leitura de histórias influencia alguns aspectos da educação como afetividade, sensibilidade, compreensão, inteligência e respeito. Sua utilização em sala de aula contribui no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sobre a diversidade, atendendo a todos os alunos independentes de suas características pessoais. Ao trabalhar a literatura como uma possibilidade de inclusão, estamos oportunizando aos nossos educandos a formação de pessoas desprovidas de preconceitos e abertos às diferenças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kátia Sueide Goulart da Silva (2015104221310149@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-12T23:16:22Z No. of bitstreams: 1 tcc_Katia Sueide Goulart da Silva.pdf: 1127999 bytes, checksum: b4de342c23ff84ab1ca8d77d09ad9ac5 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Olá Kátia, Recebemos o seu trabalho e de sua irmã, porém ao observar os documentos em ambos está faltando a ata de defesa devidamente assinada pelos membros da banca, Por este motivo vamos devolver o trabalho para que vocês possam anexar o documento devidamente.​ O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de Como submeter o trabalho no RIIF Goiano! Solicito também, que sua irmã só submeta um arquivo, pois foram enviados dois arquivos contendo o mesmo conteúdo. Solicitamos que as submissões feitas em duplicidade, sejam excluídas da plataforma. Estou à disposição. Atenciosamente, on 2021-10-13T00:04:53Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Kátia Sueide Goulart da Silva (2015104221310149@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-13T01:26:18Z No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sueide Goulart da Silva.pdf: 1349096 bytes, checksum: 88be7bb01e35c0cdb535da4a8d3206df (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-13T18:40:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sueide Goulart da Silva.pdf: 1349096 bytes, checksum: 88be7bb01e35c0cdb535da4a8d3206df (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-13T18:41:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sueide Goulart da Silva.pdf: 1349096 bytes, checksum: 88be7bb01e35c0cdb535da4a8d3206df (MD5) Previous issue date: 2021-08-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DA DEFICIÊNCIA EM CRIANÇAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO EM SALA DE AULApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Kátia Sueide Goulart da Silva.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.