Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2138
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Ronaldo Elias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9774059000739053 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ilma Célia de Paiva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1074864326169030 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Sidney de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0865355881753958 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Kátia Sueide Goulart da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6202638025515025 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-13T18:41:21Z | - |
dc.date.available | 2021-10-13T18:41:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2138 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the literary representation of disability in children as an instrument of inclusion in the classroom. So that we could achieve this goal, we used, at first, as a methodological resource the bibliographical research on issues related to school inclusion and Children's Literature, at a second moment, we analyzed literary books aimed at children. The official guidelines for inclusive education have traveled and have followed a path that was gradually regulated and supported by laws, decrees and ordinances. Children's Literature has, over time, become an instrument of great importance for the education and development of children. It has great significance in this development, as reading stories influences all aspects of education such as affection, sensitivity, understanding, intelligence and respect. Its use in the classroom contributes to the teaching-learning process, aiming to reflect on diversity, serving all students regardless of their personal characteristics. By working literature as a possibility for inclusion, we are providing our students with opportunities to train people devoid of prejudice and open to differences. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a representação literária da deficiência em crianças, como instrumento de inclusão em sala de aula. Para que possamos atingir este objetivo, em um primeiro momento, utilizamos, como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica em torno de questões relacionadas a inclusão escolar e literatura infantil, em um segundo momento, fizemos a análise de livros literários voltados para o público infantil. As diretrizes oficiais para a educação inclusiva percorreram e têm percorrido um caminho que aos poucos foi regulamentado e amparado por leis, decretos e portarias. A Literatura Infantil vem com o passar dos tempos se transformando em um instrumento de grande importância para a formação e desenvolvimento das crianças. Ela tem um grande significado nesse desenvolvimento, pois a leitura de histórias influencia alguns aspectos da educação como afetividade, sensibilidade, compreensão, inteligência e respeito. Sua utilização em sala de aula contribui no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sobre a diversidade, atendendo a todos os alunos independentes de suas características pessoais. Ao trabalhar a literatura como uma possibilidade de inclusão, estamos oportunizando aos nossos educandos a formação de pessoas desprovidas de preconceitos e abertos às diferenças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Kátia Sueide Goulart da Silva (2015104221310149@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-12T23:16:22Z No. of bitstreams: 1 tcc_Katia Sueide Goulart da Silva.pdf: 1127999 bytes, checksum: b4de342c23ff84ab1ca8d77d09ad9ac5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Olá Kátia, Recebemos o seu trabalho e de sua irmã, porém ao observar os documentos em ambos está faltando a ata de defesa devidamente assinada pelos membros da banca, Por este motivo vamos devolver o trabalho para que vocês possam anexar o documento devidamente. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de Como submeter o trabalho no RIIF Goiano! Solicito também, que sua irmã só submeta um arquivo, pois foram enviados dois arquivos contendo o mesmo conteúdo. Solicitamos que as submissões feitas em duplicidade, sejam excluídas da plataforma. Estou à disposição. Atenciosamente, on 2021-10-13T00:04:53Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Kátia Sueide Goulart da Silva (2015104221310149@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-13T01:26:18Z No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sueide Goulart da Silva.pdf: 1349096 bytes, checksum: 88be7bb01e35c0cdb535da4a8d3206df (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-13T18:40:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sueide Goulart da Silva.pdf: 1349096 bytes, checksum: 88be7bb01e35c0cdb535da4a8d3206df (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-13T18:41:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sueide Goulart da Silva.pdf: 1349096 bytes, checksum: 88be7bb01e35c0cdb535da4a8d3206df (MD5) Previous issue date: 2021-08-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DA DEFICIÊNCIA EM CRIANÇAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO EM SALA DE AULA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Kátia Sueide Goulart da Silva.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.