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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ABORDAGEM DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
Autor(es): Silva, Kátia Sulaine Goulart da
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo Elias
Primeiro Membro da Banca: Moura, Ilma Célia de Paiva
Segundo Membro da Banca: Silva, Sidney de Souza
Resumo: O presente trabalho analisa como a Literatura Infantil pode contribuir para o ensino da cultura negra e afro-brasileira no ensino de Educação Básica no Brasil, assim traz reflexões sobre questões étnico-raciais, legislação e literatura infantil. O método utilizado foi o de levantamento bibliográfico e análise de obras de literatura infantil. Destacamos que o indivíduo inicia o processo de construção de sua identidade na infância. Nesse aspecto, a família e a educação são caminhos para a formação pessoal e social e um meio para desconstruir discursos que depreciem as condições pessoais do outro. O Brasil é um país com diversidades culturais, expressas por um conjunto de saberes e tradições de diversos grupos étnico-raciais, produzido pela interação social dos indivíduos. Assim, um livro de Literatura Infantil, com narrativa e situações envolventes e interessantes, que se aproxime da realidade do leitor, possibilita reflexões sobre as vivências que apresentam em seu cotidiano, envolvendo estereótipos e preconceitos. A vivência de valores e costumes dos diferentes grupos étnico-raciais são ações ricas para que o leitor infantil construa sua identidade e seu papel social de modo positivo, de forma a valorizar suas raízes. Compete ao educador perceber toda a riqueza temática dos detalhes característica dos livros infantis e os utilizarem para favorecer às crianças momentos de reflexões sobre sua africanidade no convívio com seus familiares e as outras pessoas, de modo a estimular a quebra de preconceitos na sociedade para que sejam mais humanos e mais solidários.
Abstract: This paper analyzes how Children's Literature can contribute to the teaching of black and Afro-Brazilian culture in the teaching of Basic Education in Brazil, thus bringing reflections on ethnic-racial issues, legislation and children's literature. The method used was the bibliographic survey and analysis of children's literature works. The individual starts the process of constructing his/her identity in childhood. In this aspect, the family and education are paths for personal and social formation, and a means to deconstruct discourses that detract from the other's personal conditions. Brazil is a country with cultural diversities, expressed by a set of knowledge and traditions of different ethnic-racial groups, produced by the social interaction of individuals. Thus, a Children's Literature book, with narrative and engaging and interesting situations, which approximates the reader's reality, enables reflection on the experiences that are presented in their daily lives, involving stereotypes and prejudices. The experience of values and customs of different ethnic-racial groups are rich actions for children's readers to develop their identity and social role in a positive way, in order to broaden their horizons. It is up to the educator to perceive all the richness of details characteristic of children's books and use them to encourage children to reflect on their Africanity in their interactions with their families and other people, in order to make society less prejudiced and more supportive.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Questões étnico-raciais
Educação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2137
Data do documento: 6-Ago-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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