Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ilma Célia de Paiva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074864326169030pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Sidney de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865355881753958pt_BR
dc.creatorSilva, Kátia Sulaine Goulart da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2911394946801014pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-13T18:19:28Z-
dc.date.available2021-10-13T18:19:28Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2137-
dc.description.abstractThis paper analyzes how Children's Literature can contribute to the teaching of black and Afro-Brazilian culture in the teaching of Basic Education in Brazil, thus bringing reflections on ethnic-racial issues, legislation and children's literature. The method used was the bibliographic survey and analysis of children's literature works. The individual starts the process of constructing his/her identity in childhood. In this aspect, the family and education are paths for personal and social formation, and a means to deconstruct discourses that detract from the other's personal conditions. Brazil is a country with cultural diversities, expressed by a set of knowledge and traditions of different ethnic-racial groups, produced by the social interaction of individuals. Thus, a Children's Literature book, with narrative and engaging and interesting situations, which approximates the reader's reality, enables reflection on the experiences that are presented in their daily lives, involving stereotypes and prejudices. The experience of values and customs of different ethnic-racial groups are rich actions for children's readers to develop their identity and social role in a positive way, in order to broaden their horizons. It is up to the educator to perceive all the richness of details characteristic of children's books and use them to encourage children to reflect on their Africanity in their interactions with their families and other people, in order to make society less prejudiced and more supportive.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa como a Literatura Infantil pode contribuir para o ensino da cultura negra e afro-brasileira no ensino de Educação Básica no Brasil, assim traz reflexões sobre questões étnico-raciais, legislação e literatura infantil. O método utilizado foi o de levantamento bibliográfico e análise de obras de literatura infantil. Destacamos que o indivíduo inicia o processo de construção de sua identidade na infância. Nesse aspecto, a família e a educação são caminhos para a formação pessoal e social e um meio para desconstruir discursos que depreciem as condições pessoais do outro. O Brasil é um país com diversidades culturais, expressas por um conjunto de saberes e tradições de diversos grupos étnico-raciais, produzido pela interação social dos indivíduos. Assim, um livro de Literatura Infantil, com narrativa e situações envolventes e interessantes, que se aproxime da realidade do leitor, possibilita reflexões sobre as vivências que apresentam em seu cotidiano, envolvendo estereótipos e preconceitos. A vivência de valores e costumes dos diferentes grupos étnico-raciais são ações ricas para que o leitor infantil construa sua identidade e seu papel social de modo positivo, de forma a valorizar suas raízes. Compete ao educador perceber toda a riqueza temática dos detalhes característica dos livros infantis e os utilizarem para favorecer às crianças momentos de reflexões sobre sua africanidade no convívio com seus familiares e as outras pessoas, de modo a estimular a quebra de preconceitos na sociedade para que sejam mais humanos e mais solidários.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kátia Sulaine Goulart da Silva (2015104221310130@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-12T23:43:31Z No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf: 1384489 bytes, checksum: 7483bd20bfbbf5e6fad833e4d11cdd3c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Olá Kátia, Recebemos o seu trabalho e de sua irmã, porém ao observar os documentos em ambos está faltando a ata de defesa devidamente assinada pelos membros da banca, Por este motivo vamos devolver o trabalho para que vocês possam anexar o documento devidamente.​ O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de Como submeter o trabalho no RIIF Goiano! Solicito também, que sua irmã só submeta um arquivo, pois foram enviados dois arquivos contendo o mesmo conteúdo. Solicitamos que as submissões feitas em duplicidade, sejam excluídas da plataforma. Estou à disposição. Atenciosamente, on 2021-10-13T00:05:03Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Kátia Sulaine Goulart da Silva (2015104221310130@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-13T01:23:38Z No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf: 1606806 bytes, checksum: 25c541dd8ea62db981b222caeb577733 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-13T18:04:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf: 1606806 bytes, checksum: 25c541dd8ea62db981b222caeb577733 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-13T18:19:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf: 1606806 bytes, checksum: 25c541dd8ea62db981b222caeb577733 (MD5) Previous issue date: 2021-08-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA ABORDAGEM DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA POR MEIO DA LITERATURA INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.