Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2101
metadata.dc.type: Dissertação
Title: COMUNICAÇÃO EM LIBRAS NA VISÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: IDENTIFICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DE SINAIS E DESENVOLVIMENTO DE UM GLOSSÁRIO AUDIOVISUAL
metadata.dc.creator: Nunes, José Ângelo Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Gadelha, André Bonadias
metadata.dc.description.resumo: O estudo da Comunicação em LIBRAS na visão do Professor de Educação Física e o aluno Surdo no âmbito do IF GOIANO, no intuito de identificar e organizar os sinais já contemplados na Literatura. Nessa perspectiva, identificou-se as principais lacunas que possa ocorrer no processo de comunicação entre o Professor e o Discente nas aulas práticas de Educação Física Escolar. A referida Pesquisa abrangeu a comunidade dos Professores da área de Educação Física Escolar, no âmbito do IF GOIANO dos Campi (Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí). Para tanto, propomos que o presente estudo contemple a abordagem de pesquisa mista (qualitativa e quantitativa), uma vez que para atender os objetivos propostos são necessárias abordagens que quantifique e qualifique os resultados da pesquisa. Adicionalmente a presente pesquisa é classificada como um estudo de caso, uma vez que leva em consideração o universo dos professores de educação física, será realizada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. A coleta de dados foi realizada por meio de 01 (um) questionários online, via Google Forms aos professores. Para o processo de análise de dados será utilizado a ferramenta microsoft excel. Espera-se, após a coleta de dados e análise de conteúdo dos mesmos, conhecer com mais clareza a realidade da Comunicação em LIBRAS entre o Professor de Educação Física e o aluno Surdo no âmbito do IF GOIANO. Com intuito de identificar as principais lacunas na visão do Professor de Educação Física em relação a comunicação em LIBRAS, que poderá ocorrer entre professores e discentes surdos, no ensino médio integrado ao técnico. Em relação ao Produtos Educacionais (Glossário audiovisual) que possa contribuir na ampliação do conhecimento científico na área, subsidiar uma interação efetiva entre o professor e o aluno Surdo. Para tanto, facilitar ao acesso a esse material didático-pedagógico online, que auxiliará no processo de comunicação e identificação das principais lacunas entre o Professor de Educação Física Escolar e o aluno Surdo nas aulas práticas. Assim, consequentemente, também contribuirá para o fortalecimento do aprendizado e a autoestima dos alunos. Após a coleta, análise e sistematização dos dados, confeccionou-se o Produto Educacional – o Glossário Audiovisual com os 30 termos/sinais mais evidenciados pelo Professores de Educação Física Escolar, que posteriormente foi adicionado e disponibilizado no canal do youtube Educa Libras para Educação Física Escolar. Que vai facilitar uma melhor e mais efetiva comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados da pesquisa, evidencia que a construção do Glossário Audiovisual tem como finalidade organizar os sinais da área de Educação Física e, por conseguinte, auxiliar aos Professores, Intérpretes ou qualquer pessoa que vise compreender palavras, sinais e conceitos na comunicação emtre as partes envolvidas nesse processo que ocorre nas nas aulas práticas, e consequentemente , gerando um aprendizado mútuo. Nessa perspectiva, por meio dessa ferramenta inclusiva, é possível interagir, comprrender e estabelecer aprendizado. O Glossário Audiovisual é um instrumento de consulta e contribuirá para um melhor aprendizado nas aulas práticas de Educação Física.
Abstract: The study of Communication in LIBRAS in the view of the Physical Education Teacher and the deaf student within the IF GOIANO, in order to identify and organize the signs already covered in the Literature. From this perspective, the main gaps that may occur in the communication process between the Teacher and the Student in the practical classes of School Physical Education were identified. This Research covered the community of Teachers in the area of School Physical Education, within the scope of the IF Goiano’s campi (Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade and Urutaí). Therefore, we propose that this study includes a mixed research approach (qualitative and quantitative), since to meet the proposed objectives, approaches that quantify and qualify the research results are needed. Additionally, this research is classified as a case study, since it takes into account the universe of physical education teachers, it will be carried out within the scope of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Data collection was carried out through 01 (one) online questionnaires to teachers, using Google Forms. For the data analysis process the Microsoft Excel will be used. It is expected, after collecting data and analyzing their content, to know more clearly the reality of Communication in LIBRAS between the Physical Education Teacher and the Deaf student within the IF GOIANO. In order to identify the main gaps in the vision of Physical Education Teachers in relation to communication in LIBRAS, which may occur between teachers and deaf students, in high school integrated to technical. In relation to Educational Products (Audiovisual Glossary) that can contribute to the expansion of scientific knowledge in the area, subsidize an effective interaction between the teacher and the Deaf student. Therefore, to facilitate access to this online didactic-pedagogical material, which will help in the process of communication and identification of the main gaps between the Physical Education Teacher and the Deaf student in practical classes. Thus, consequently, it will also contribute to strengthening students' learning and self-esteem. After data collection, analysis and systematization, the Educational Product - the Audiovisual Glossary was created with the 30 terms/signs most highlighted by School Physical Education Teachers, which was later added and made available on the youtube channel Educa Libras para Educação Física Escolar. That will facilitate better and more effective communication in the teaching and learning process. The research results show that the construction of the Audiovisual Glossary aims to organize the signals in the area of Physical Education and, therefore, help Teachers, Interpreters or anyone who seeks to understand words, signals and concepts in communication between the parts involved in this process that occurs in practical classes, and consequently, generating mutual learning. From this perspective, through this inclusive tool, it is possible to interact, understand and establish learning. The Audiovisual Glossary is a consultation tool and will contribute to a better learning experience in practical Physical Education classes.
Keywords: Educação Física Escolar. Inclusão escolar. Educação básica.
Inclusão escolar
Educação básica.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2101
Issue Date: 31-May-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_final_José_Ângelo.pdfDissertação_final_José_Ângelo3,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.