Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Michele da Silva Valadão-
dc.creatorNoll, Matias-
dc.date.accessioned2021-09-15T16:24:48Z-
dc.date.available2021-09-15T16:24:48Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.citation.issue3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2091-
dc.description.abstractThe present study sought to describe the interdisciplinary activities developed by the physical education teachers who teach in technical courses integrated to the high school of a campus of the Instituto Federal Goiano, in order to characterize them as integrative activities. Based on this description, it is expected to contribute to the growing debate inherent to the role of teachers in a perspective of curricular integration and especially the integration of different knowledge in the Professional and Technological Education. This is a literature review and documentary research. Three relevant points were defined for this description: I) Campus Characteristics II) Training Teacher and Experience in Professional and Technological Education and III) Interdisciplinary Activities in PE. The survey results confirmed the eventual character of activities interdisciplinary disciplines in the discipline of physical education and a concern with the theme, with the need for greater systematization of these actions. An intention is confirmed, although partial, in contributing to the realization of interdisciplinary practices in physical education, reinforcing the emerging need to expand studies that refer to integrative practices involving this subject.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou descrever as atividades interdisciplinares desenvolvidas pelos professores de educação física que lecionam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Goiano, a fim de caracterizá-las enquanto atividades integradoras. Espera se, a partir desta descrição, contribuir para o crescente debate inerente à atuação dos professores numa perspectiva de integração curricular e principalmente da integração dos distintos conhecimentos na Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de uma revisão de literatura e de pesquisa documental. Delimitou-se três pontos relevantes para essa descrição: I) Características do Campus II) Formação Docente e Experiência na Educação Profissional e Tecnológica e III) Atividades Interdisciplinares na Educação Física. Os resultados da pesquisa confirmaram o caráter eventual de atividades interdisciplinares na disciplina de educação física e uma preocupação com a temática, havendo a necessidade de uma maior sistematização dessas ações. Confirma-se uma intencionalidade, ainda que parcial, em contribuir para a efetivação das práticas interdisciplinares na educação física, reforçando a emergente necessidade de ampliação dos estudos que se referem a práticas integradoras envolvendo esta disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-15T16:21:37Z No. of bitstreams: 2 MicheleValadao_Resumoexpandido.pdf: 292314 bytes, checksum: 256000d5fc68ba5ed2025d87cff411da (MD5) Michele Valadao- Apresentação.pdf: 378625 bytes, checksum: bce6d20cbed7833da86acf3fdbee9e4e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-15T16:23:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MicheleValadao_Resumoexpandido.pdf: 292314 bytes, checksum: 256000d5fc68ba5ed2025d87cff411da (MD5) Michele Valadao- Apresentação.pdf: 378625 bytes, checksum: bce6d20cbed7833da86acf3fdbee9e4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-15T16:24:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MicheleValadao_Resumoexpandido.pdf: 292314 bytes, checksum: 256000d5fc68ba5ed2025d87cff411da (MD5) Michele Valadao- Apresentação.pdf: 378625 bytes, checksum: bce6d20cbed7833da86acf3fdbee9e4e (MD5) Previous issue date: 2019-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofSEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleINTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece nas coleções:Eventos realizados extra IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicheleValadao_Resumoexpandido.pdfResumo Expandido285,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Michele Valadao- Apresentação.pdfApresentação369,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.