Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2089
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Chayene Straykyver Pastori de-
dc.creatorMariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.date.accessioned2021-09-15T15:50:18Z-
dc.date.available2021-09-15T15:50:18Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.citation.issue3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2089-
dc.description.abstractThe debate about the concept of work and its understanding as an educational principle it gains more prominence every day, there are several studies on this theme, mainly because of the its importance in the educational field. This work is justified by the need to understand concepts such as dual school, polytechnics, emancipation, as well as the union between work and study, knowledge and practice, promoted and created opportunities for all, without favors or discrimination, important aspects to be thought about and rethought for professional qualification. To address this issue, we carried out a bibliographical research on different authors and the analyzes they bring about work as an educational principle and their possible relationships and contributions to professional training. The objective is to analyze how the term work, as well as its main implications in the educational field, is theorized for understanding of how the worker is inserted in the school and what kind of training he/she is offered so that you can enter the world of work. We emphasize specifically, that the contradictions resulting from capitalism need to be discussed and problematized in the education so that there is development of conscious and autonomous subjects, in order to interfere and modify your reality. Therefore, the reflection on the role of work as formative and emancipatory principle, it would be able to generate awareness, and from the union of efforts and interest in more equitable educational conditions, many could have property to defend and work for such principles to be incorporated into practices educational programs aimed at the emancipation of subjects and quality training for all.pt_BR
dc.description.resumoO debate acerca do conceito de trabalho e sua compreensão como princípio educativo ganha cada dia mais destaque, vários são os estudos sobre essa temática, principalmente pela sua importância no campo educacional. Este trabalho se justifica pela necessidade de compreender conceitos como escola dual, politecnia, emancipação, bem como a união entre trabalho e estudo, conhecimento e prática, promovido e oportunizado a todos, sem favorecimentos ou discriminações, aspectos importantes a serem pensados e repensados para formação profissional. Para abordar tal assunto realizamos uma pesquisa bibliográfica, sobre diferentes autores e as análises que trazem sobre o trabalho como princípio educativo e suas possíveis relações e contribuições na formação profissional. O objetivo é analisar como o termo trabalho, bem como suas principais implicações no campo educacional, é teorizado para compreensão de como o trabalhador está inserido na escola e que tipo de formação lhe é oferecida para que possa se inserir no mundo do trabalho. Ressaltamos de forma específica, que as contradições resultantes do capitalismo necessitam ser discutidas e problematizadas na educação para que haja desenvolvimento de sujeitos conscientes e autônomos, de modo a interferirem e modificarem a sua realidade. Portanto, a reflexão sobre o papel do trabalho como princípio formativo e emancipador, seria capaz de gerar uma conscientização, e a partir da união de esforços e interesse por condições educacionais mais equânimes, muitos poderiam ter propriedade para defender e trabalhar para que tais princípios fossem incorporados às práticas educativas voltadas para emancipação dos sujeitos e uma formação de qualidade para todos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-15T15:48:49Z No. of bitstreams: 2 Chayene Lima - Resumoexpandido.pdf: 255092 bytes, checksum: e01d057d79a2895d01027565fcd112c7 (MD5) Chayene Lima - apresentação.pdf: 192607 bytes, checksum: f351a513797cc0091a245bb0da05103d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-15T15:49:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Chayene Lima - Resumoexpandido.pdf: 255092 bytes, checksum: e01d057d79a2895d01027565fcd112c7 (MD5) Chayene Lima - apresentação.pdf: 192607 bytes, checksum: f351a513797cc0091a245bb0da05103d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-15T15:50:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Chayene Lima - Resumoexpandido.pdf: 255092 bytes, checksum: e01d057d79a2895d01027565fcd112c7 (MD5) Chayene Lima - apresentação.pdf: 192607 bytes, checksum: f351a513797cc0091a245bb0da05103d (MD5) Previous issue date: 2019-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofSEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEscola Dualpt_BR
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleTRABALHO, DUALIDADE ESCOLAR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOSpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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